O governo gaúcho declarou seu apoio à construção de um novo aeroporto internacional na Região Metropolitana de Porto Alegre, informa o jornal Zero Hora.

A área, de 1,6 mil hectares, fica entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, a 17 quilômetros da capital gaúcha.

Segundo o jornal, levantamento de um grupo de voluntários ligados à aviação e entidades empresariais indica que, em 2020, o fluxo de passageiros no Salgado Filho chegará a 21,6 milhões no ano, sendo a capacidade atual de 4 milhões anuais.

Em 2010, já circularam 6,5 milhões de pessoas nos terminais do aeroporto.

Para Beto Albuquerque, os modelos mais adequados para tirar do papel o aeroporto – provisoriamente batizado de 20 de Setembro – seriam a concessão à iniciativa privada ou por meio de uma parceria público-privada (PPP), diz o jornal.

Impossível para a Copa
Estudo do Ipea divulgado em abril já indicava que as obras no Aeroporto Internacional Salgado Filho não ficarão prontas a tempo para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o documento, serão necessários 80 meses para a conclusão – ou seja, mais de seis anos.

O estudo “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, divulgado nessa quinta-feira, 14, indica que o Salgado Filho está em fase de orçamento do projeto, calculado em R$ 345,8 milhões.

O valor seria necessário para dar conta dos 9,8 milhões de passageiros que devem passar pelo terminal em 2014 – o número é 122% acima da capacidade estimada para o período (8 milhões).

No mapa abaixo, confira uma das prováveis localizações para o novo terminal. Nos links abaixo, leia a matéria do jornal Zero Hora (para assinantes).
View Novo Aeroporto de Porto Alegre in a larger map