Gaúcho assume Repabi no Brasil

09/11/2011 09:33

Edemar Antonio Wolf de Paula, gerente da Incubadora Raiar da PUC-RS, acaba de se tornar também coordenador para o Brasil da Rede de Incubadoras de Empresas do Cone do Sul (Repabi).

O gaúcho sucede a Antonio Fernando Terna Machado, dirigente do Parque Tecnológico Itaipu, para cumprir mandato de um ano.

Edemar de Paula

Tamanho da fonte: -A+A

Edemar Antonio Wolf de Paula, gerente da Incubadora Raiar da PUC-RS, acaba de se tornar também coordenador para o Brasil da Rede de Incubadoras de Empresas do Cone do Sul (Repabi).

O gaúcho sucede a Antonio Fernando Terna Machado, dirigente do Parque Tecnológico Itaipu, para cumprir mandato de um ano.

A Repabi é composta por entidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Anualmente, um coordenador é escolhido para a sucursal de cada país. Já a coodenação geral fica a cargo de Juan Pablo Bustos, da incubadora argentina UnCuyo.

Wolf de Paula está na PUC-RS desde 2006, tendo sido gestor de Relacionamento do Tecnopuc por mais de três anos.

O gestor, que também é professor da Faculdade de Engenharia da universidade, não deixará a gerência da Raiar para assumir a Repabi Brasil.

Além da incubadora da PUC-RS, fazem parte da rede no Brasil também as gaúchas ITEF, da Feevale, e Incubadora Tecnológica de Santa Maria – UFSM, além das paranaenses PTI Empreendedorismo - Incubadora Empresarial Santos Dumont, de Foz do Iguaçu; e Proem, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco.

No Uruguai, a representante é a Ingenio, de Montevideo.

Já na Argentina, integram a rede a Fundación Para La Incubación de Empresas, de Córdoba; Incubadora de EBTs del PTLC Sapem e Programa de Emprendedores de la UNL, de Santa Fe; Incutel e Incutemi, de Misiones; Innovar, de Buenos Aires; UNCuyo, de Mendoza; e Incubatec, de La Pampa.

Do Paraguai, as incubadoras são Incuna e Innova UCSA, de Asunción; e Eugen, de Hernandarias.

Veja também

Incubadora Raiar recebe Allevo e Multiboards

A Allevo e a Multiboards passam a integrar o processo de incubação na sede da Raiar da PUC-RS em Viamão.

Durante o período de incubação as empresas serão assessoradas pelo Serviço de Apoio à Gestão Empresarial nas áreas de gestão, design e comunicação.

Engeltec sai da Raiar e vai para o Tecnopuc

A Engeltec vai encerrar sua incubação na Raiar do Tecnopuc neste mês de junho e transferir-se para uma sede própria dentro do parque tecnológico da PUC-RS.

A companhia, que trabalha com desenvolvimento de equipamentos eletrônicos de automação sob encomenda, tem entre seus sócios o empresário Márcio Pinheiro.

Futura Networks tem parceria com Tecnopuc

A PUCRS e a Futura Networks Brasil firmaram parceria de divulgação de ações nessa semana.

Uma das atividades conjuntas envolve o Laboratório de Criatividade da Universidade  (Crialab), que vai compartilhar estratégias de aprendizado desenvolvidas internamente com a Futura.

Seminários da empresa no laboratório fazem parte da parceria.

BITS: Tecnopuc quer 2 mil jovens em Viamão

O Tecnopuc vai precisar capacitar 2 mil jovens na rede de educação de Viamão para suprir a demanda de vagas nos próximos anos do novo campus do parque tecnológico, instalado no antigo seminário marista da cidade, localizado em uma área total de 15 hectares.

“Já estamos em contato com a prefeitura para iniciar programas de capacitação na rede de escolas da cidade”, garante Júlio Ferst, coordenador do Tecnopuc para o campus de Viamão.

Tecnopuc: RBS é âncora de novo núcleo

O Grupo RBS assinou nessa quarta-feira, 27, um convênio com o Tecnopuc para transferência de sua unidade de desenvolvimento de produtos digitais para o parque da PUC em Porto Alegre.

O fato abre a porta para um novo núcleo no centro: conteúdos digitais, abrindo novas oportunidades para empresas e profissionais de internet e mobilidade.

Tecnopuc quer seguir na frente

A PUC-RS inaugura nesta sexta-feira, 10, o Portal Tecnopuc.

O edifício, que custou R$ 21 milhões financiados por Caixa-RS e BNDES e sozinho dobra o espaço disponível no parque com 22 mil m2 adicionais, é também uma aposta do Tecnopuc em manter sua posição de liderança no cenário nacional de pesquisa e desenvolvimento.

IBM e Accenture vão para o Tecnopuc

IBM e Accenture irão alocar os colaboradores envolvidos na terceirização da área de desenvolvimento do Sicredi no novo prédio em construção no Tecnopuc, com previsão de conclusão em julho.

A informação é da Zero Hora desta terça-feira, 01, que publicou uma reportagem abordando o assunto. De acordo com o jornal, a expectativa das companhias é abrir 500 vagas no estado em função da expansão.

Incubatec divulga 1os projetos aprovados

Acabam de ser pré-selecionados os primeiros projetos para ingresso na Incubatec, incubadora da tecnológica da Imed, faculdade sediada em Passo Fundo, inaugurada no começo deste mês.

Imed lança incubadora em Passo Fundo

A Imed, universidade sediada em Passo Fundo, lançou nesta terça-feira, 11, Incubadora Tecnológica-Incubatec.

Ufrgs e PUC-RS buscam empresas para incubar

As universidades PUC-RS e Ufrgs estão recebendo projetos de empresas para processo de incubação.

De acordo com o edital da PUC-RS, a instituição tem três vagas disponíveis na Raiar, incubadora sediada no Tecnopuc, em Viamão, para receber empresas do setor audiovisual.

Sete novas incubadas no Midi

O Midi Tecnológico, incubadora de empresas de Florianópolis, divulgou nesta semana o resultado do processo seletivo para a incubação de novas companhias.

A seleção teve início em janeiro deste ano e escolheu sete empresas das onze finalistas, que integrarão o MIDI de modo presencial ou virtual.

Midi tem 10 novas incubadas

AiIncubadora Midi Tecnológico, administrada pela Acate e mantida pelo Sebrae-SC, acaba de receber 10 novas empresas incubadas. 

Incubadora deve ganhar nova sede em PoA

A prefeitura de Porto Alegre assina nessa quinta-feira, 31, um protocolo de intenções com a UFRGS para garantir o subsídio à instalação e implantação de uma sede da Incubadora Tecnológica Héstia em Porto Alegre.

Criada em 2004, a incubadora tem a finalidade de incentivar projetos em tecnologia e inovação.

Justiça complica incubadoras em SP
Uma decisão da Justiça do Trabalho de São Paulo, que condenou o Sebrae-SP por não ter funcionários contratados para prestarem serviços de treinamento e consultoria, está prejudicando as 65 incubadoras do estado.
 
De acordo com informações da Exame.com, 70% das mais de mil empresas incubadas do estado de São Paulo estão sem apoio, assistência e capacitação. 
 
Seis novas empresas na incubadora Raiar

A Raiar anuncia o ingresso de seis empresas para o processo de incubação em Porto Alegre.