O  presidente do Itaú-Unibanco, Pedro Moreira Salles, criará em fundo de investimentos de longo prazo de US$ 1 bilhão.

Batizado de Cambuhy Investimentos, o fundo terá capital privado, informa matéria do Financial Times dessa quarta-feira, 11.

Mantendo a cabeça fria numa semana em que os nervos do mercado se abalam com a crise, Moreira Salles explicou ao jornal que o momento do anúncio não faria a menor diferença.

“Nós poderíamos comunicar isso no meio de uma calmaria ou quando ninguém tem a menor ideia do que vai acontecer... mas como nós estamos olhando no longo prazo, isso não vai fazer muita diferença”, opina.

Pedro, o único filho do banqueiro Walter Moreira Salles que seguiu os passos do pai (os outros irmãos, Walter Salles Júnior, João Moreira Salles e Fernando Roberto Moreira Salles, estão na área cultural), não estará sozinho na empreitada.

Pedro Bodin, ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, Marcelo Medeiros, da DJL South American Partners e Marcelo Barbará, sócio-diretor da Rio Bravo Crédito, completam a equipe por trás do Cambuhy.

O Financial Times relembra que o Brasil tem se tornado um lugar atraente para private equity, atingindo em 2010 um volume de US$ 5,62 bilhões – 48 vezes maior que o registrado cinco anos antes.

Leia a matéria do Financial Times (em inglês) nos links relacionados abaixo.