Investidores do Vale do Silício estão no Brasil em busca de oportunidades de investimentos.

Uma delegação, que inclui cofundadores de sites como YouTube e MySpace, desembarcou nesta semana para participar numa série de palestras em São Paulo e no Rio de Janeiro, durante a Semana do Vale do Silício.

Faz parte da agenda do grupo reuniões com empresários, políticos, pesquisadores e jovens empreendedores e estudantes brasileiros.

O objetivo, segundo a organização da comitiva, é explorar oportunidades de investimento e promover a cooperação direta entre o Brasil e o Vale do Silício.

“Sim, estamos estudando investir em startups no Brasil. É minha primeira vez no País, um mercado que se mostra muito bom para investimentos”, confirma Jawed Karim, cofundador do YouTube e sócio fundador do fundo de investimento de risco Youniversity Ventures, criado em parceria com investidores do PayPal.

Karim participou de um encontro nesta terça-feira, 09, com estudantes e empreendedores na FGV em São Paulo, relata o site IDG Now.

“Claro, estamos explorando o mercado para identificar as melhores oportunidades”, diz Aber Whitcomb, ex-CTO e cofundador do MySpace.

Segundo o IDG, um dos motivos do interesse pelo Brasil é o desempenho econômico apesar da crise financeira mundial. Além de Karim e Whitcomb,  Paul Bragel, cofundador da americana I/O Ventures, que investe em startups, também veio ao Brasil, fazendo coro aos elogios ao país.

Braguel ressalta, no entanto, é necessário ampliar a massa de profissionais qualificados.

“Há engenheiros muito bons aqui, mas geralmente eles são contratados por grandes bancos e outras companhias de porte. É preciso ampliar a capacidade de recursos humanos no País”, disse Braguel.

Ashwin Navin, ex-presidente e co-fundador do BitTorrent, criadora do popular protocolo de compartilhamento de arquivos, completa a comitiva.

Os encontros com os investidores foram promovidos pela Bricchamber, organização que promove colaboração com países do BRIC (Brasil, Rússia, China e Índia) sobre empreendedorismo e inovação.

O maior objetivo da companhia é estimular o empreendedorismo em países emergentes. Os empreendedores ficam até o dia 12 no Brasil.

Nesta quinta-feira, 11, o encontro ocorre a partir das 18h, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O evento será aberto ao público. Para se cadastrar basta enviar um e-mail para dint@fgv.br.