Rafael Prikladnicki é o novo diretor da Agência de Gestão Tecnológica da PUC-RS, a AGT.

O professor assumiu o cargo nesta quinta-feira, 09, no lugar de Ricardo de Melo Bastos, que agora está alocado na pró reitoria de Administração e Finanças da universidade.

Prikladnicki era o coordenador do PMO da AGT e também atua como pesquisador e professor na PUC-RS, com livros publicados na área de desenvolvimento distribuído de software e gestão de projetos.

O pesquisador é PhD na área pela PUC-RS. Recentemente publicou um estudo sobre o aproveitamento do fator fuso horário pelas empresas brasileiras, em parceria com o especialista americano Erran Carmel, da American University.

Além da atuação na PUC-RS, Prikladnicki é também coordenador do Grupo de Usuários de Metódos Ágeis da Sucesu-RS e do SPIN-POA, além de consultor de melhoria de processos de software na Software Process e Softsul.

A AGT é um mecanismo da PUC-RS que atua como agente facilitador da relação das empresas com a universidade, acompanhando e promovendo projetos de P&D conjuntos. Só em 2010, iniciativas do gênero envolveram mais de R$ 50 milhões em recursos no Tecnopuc.