O Bradesco acaba de lançar uma nova linha de cartões que permitem fazer pagamentos sem encostar o plástico na máquina de processamento.

A novidade será oferecida primeiramente aos clientes do segmento Bradesco Prime e funciona em estabelecimentos credenciados na rede Cielo.

A processadora tem hoje 238 mil máquinas habilitadas para a transação por aproximação, usando radiofrequência e identificados com o símbolo internacional representando quatro ondas sonoras.

Os cartões também podem ser usados da maneira tradicional. Não foi divulgado quando a novidade estará disponível para todos os correntistas.

Segundo o banco, a nova forma de pagamento é mais rápida que os cartões tradicionais – a divulgação não diz o quão mais ágil – e mais segura, uma vez que não há necessidade de manipulação do cartão por terceiros.

“O produto terá um papel fundamental na familiarização dos consumidores brasileiros ao pagamento por proximidade, que é caminho crítico para a adoção em escala de pagamentos via aparelhos de telefonia móvel, comumente referidos como m-payment”, aponta Márcio Parizotto, diretor do Bradesco Cartões.
 
A Cielo afirma que já está pronta para aceitar pagamentos via telefones celulares equipados com a tecnologia Near Field Communication – NFC.