Heitor Blum

Heitor Blum S. Thiago, coordenador estadual do CDI – Comitê para Democratização da Informática, é o novo presidente do Cetic-SC - Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina.

Ele assume o lugar de Jeziel Montanha, presidente do Blusoft, que ocupou o cargo por um ano.

Ademir Rossi, diretor da Softville, foi eleito vice-presidente.

Segundo Thiago, uma das prioridades da nova gestão será a representação dos assuntos ligados ao fomento da TI do estado junto aos candidatos às eleições de outubro.

“Estamos elaborando uma agenda propositiva, com foco em questões relacionadas ao desenvolvimento do setor tecnológico catarinense”, explica o presidente. “Um documento com posicionamentos, reivindicações e sugestões será encaminhado a todos os candidatos”, complementa.

Thiago ressalta, ainda, que Santa Catarina abriga algumas das mais importantes empresas de tecnologia do país, o que requer uma política alinhada ao setor. Já Jeziel Montanha destaca a evolução da representatividade política da TI em âmbito nacional.

“O reconhecimento empresarial catarinense na área de TI não para de crescer. Recentemente, o empresário catarinense Gerson Schmitt foi eleito presidente da Abes. É a primeira vez que a entidade elege um presidente de fora do estado de São Paulo”, assinala Montanha.

A Abes é uma das associadas do Cetic-SC. Ao todo, o Conselho agrupa 14 entidades da TI, que representam, juntas, mais de 500 empresas, responsáveis pela geração de mais 10 mil empregos diretos.

Além da Abes, o estado também possui representantes nas vice-presidências nacionais da Assespro (Hugo Dittrich) e da Fenainfo (Moacir Antonio Marafon). Além disso, a catarinense Jamile Sabatini Marques é conselheira da Softex.