Fortaleza foi escolhida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) como sede da décima primeira edição da sua Conferência anual que acontecerá entre 20 e 22 de junho de 2011.

O evento será realizado em parceria com a  Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Edson de Queiroz e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. A expectativa é reunir cerca de 700 participantes, representantes de toda a cadeia da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, do Brasil e do Exterior.

A escolha da capital cearense como local para a Conferência vem ao encontro do tema proposto “Redes de Inovação e Cadeias Produtivas”. A realidade da conjuntura econômica cearense vem apresentando nos dois últimos anos uma tendência de crescimento superior ao da média brasileira.

A formação de cadeias produtivas está fortemente presente no Ceará e podem ser exemplificadas pelos anúncios recentes de investimentos da indústria da região, como a implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a assinatura recente do decreto de criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém.

Edições anteriores

A X Conferência Anpei foi realizada em abril último, em Curitiba, reunindo 818 participantes, de várias regiões brasileiras e do Exterior, em sua maioria formada por empresários, além de acadêmicos, representantes da esfera governamental em níveis federal, estadual e municipal e entidades ligadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Na ocasião, foram apresentados 55 casos de sucesso de empresas e instituições de pesquisa e uma série de palestras ministradas por renomados especialistas brasileiros e estrangeiros do setor, entre eles, o professor de administração da Universidade de Cornell (EUA), Stuart L. Hart, uma das maiores autoridades mundiais no efeito das estratégias empresariais sobre o meio ambiente e pobreza e autor do artigo que se tornou famoso, em 2002, “A Fortuna na Parte Inferior da Pirâmide”, obra que promoveu as primeiras articulações de como as empresas poderiam atender lucrativamente as necessidades de 4 bilhões de pobres do mundo e as autoras do livro “The Future of Innovation”, Bettina Von Stamm e Anna Trifilova.

Em 2009, a Conferência Anpei foi realizada em Porto Alegre e, em 2008, em Belo Horizonte. Em 2007, ocorreu em Salvador.