A Imed, universidade sediada em Passo Fundo, lançou nesta terça-feira, 11, Incubadora Tecnológica-Incubatec.

 
No momento, a incubadora tem abertas quatro vagas para pré-incubação em modo interno e uma em externo. 
 
Nessa fase, a ideia é que os candidatos ainda não sejam empresas constituídas, mas projetos que passarão por consultorias de marketing e desenvolvimento com professores da instituição por seis meses, para depois serem incubados por até dois anos.
 
De acordo com o planejamento, o número de empresas deve triplicar até 2012. O foco são projetos nas áreas de  saúde, educação, legislação, construção civil e TI.
 
“Vemos talentos de várias áreas do conhecimento, mas principalmente de TI,  irem embora de Passo Fundo”, comenta o professor da Escola de Sistemas de Informação e coordenador da Incubatec, Amilton Martins. 
 
Por outro lado, aponta o professor, a cidade tem crescido como um centro de tecnologia em áreas, como saúde, biocombustível e agricultura.
 
A incubadora ficará em um primeiro momento na área de pesquisa da Imed - Faculdade Meridional. Para 2012, está prevista a construção de dois novos blocos para abrigar o empreendimento.
 
Relacionamento com investidores
Uma novidade da Incubadora Tecnológica-Incubatec frente ao modelo convencional de incubação é a busca ativa de investidores para as empresas que estejam saindo da incubadora, o que deve começar a acontecer em dois anos e meio. 
 
A ideia de Martins é apresentar os empreendimentos para empresários da região junto com um modelo de investimento.
 
“Se esse processo alcançar a demanda e eficácia esperadas, teremos aí um fluxo contínuo e funcional para gestão da Inovação no norte do Rio Grande do Sul”, prevê Martins.
 
Saiba mais sobre o Imed
A Imed é uma instituição gerida por um corpo diretivo de 23 sócios, que comandam um time de 204 colaboradores.
 
Conforme planos divulgados anteriormente pela equipe gestora da faculdade, ainda em 2011 uma das metas é incorporar a marca Cetra, com a qual a instituição mantém parceria para cursos intensivos e de MBA em Porto Alegre.
 
Já até 2014 está prevista a expansão para 15 unidades espalhadas por todo o estado.