Tamanho da fonte: -A+A

A Unisinos lançou nesta terça-feira, 11, em São Leopoldo, a marca Unisinos in Company.

A proposta é oferecer às empresas capacitações nos níveis estratégicos e tático-operacionais, programas de desenvolvimento gerencial, assessorias, consultorias, pesquisas mercadológicas, palestras e outras atividades desenvolvidas a partir das necessidades das organizações.

Segundo a gerente de Educação Corporativa e Desenvolvimento Empresarial da Unisinos, Lia Weber Mendes, a marca irá atuar em 15 áreas, desde a capacitação de recursos humanos até a gestão empresarial e da inovação tecnológica, passando pela tecnologia da informação.

“Atualmente o mais forte é a capacitação de recursos humanos, mas também oferecemos, por exemplo, soluções para desenvolvimento de produtos e tecnologias, com a realização de ensaios e análises para áreas do setor produtivo”, conta ela.

O programa já é desenvolvido em um órgão público estadual e em empresas como Mura Games, especializada em entretenimento digital com sede no Tecnosinos, e a Doux Frangosul, produtora de aves e produtos embutidos com sede em Montenegro, além de um órgão público que Lia prefere não revelar.

Na Doux Frangosul, cita a gerente, foi aplicado o Programa de Desenvolvimento de Gestores - Preparando Gestores para o nosso Negócio, que (PDG), programa de trabalho que busca proporcionar resultados mais elevados para a empresa.

A formação envolveu treinamento de profissionais pra a capacidade gestora, direcionamento de esforços para o desenvolvimento individual, avaliação regular da performance e dos resultados a partir de metas consistentes, e identificação de habilidades nos funcionários que ajudem a organização a alcançar objetivos de negócio.

De acordo com Lia, a Unisinos in Company é voltada a empresas de todos os portes, visto que os serviços podem ser contratados de forma unitária.

“O custo depende da carga horária e do programa a ser aplicado. É possível contratar desde uma palestra até o desenvolvimento de um produto específico ou a capacitação de todos os gerentes da empresa”, esclarece ela.

Benefícios à comunidade acadêmica
A universidade acredita que com o projeto irá ganhar uma dinâmica com o segmento empresarial que será importante para o meio acadêmico.

“A partir do momento que estabelecemos uma parceria podemos aplicar nossa linha de pesquisa na empresa e até desenvolver determinado produto. Então teremos um professor trazendo a aplicabilidade desse desenvolvimento e o aluno absorvendo o conhecimento de ponta desta organização”, planeja Lia.

A Unisinos, conta a gerente, tradicionalmente tem atividades de interação com as empresas, sendo que a ideia de criar a marca surgiu em 2009.

“Durante o planejamento anual da Unidade Acadêmica de Educação Continuada, se constatou que se adotássemos a marca, nossas atividades ficariam fortemente caracterizadas”, explica.