A BITS encerrou nesta quinta-feira, 12, tendo atraído 10,5 mil visitantes para o centro de eventos da Fiergs.

A cifra ficou abaixo dos 15 mil esperados pela organização, mas para Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica, o resultado não compromete os planos a longo prazo para a BITS.

“O importante é que 90% dos participantes aprovaram a localização da feira aqui”, comenta o executivo, destacando que 85% dos expositores devem voltar na próxima edição, marcada para  22 a 24 de maio de 2012.

O contrato assinado entre a Hannover Fairs Sulamérica e a Fiergs (a entidade gaúcha tem 25% do evento) prevê a realização de 10 edições. A Hannover Faris Sulamérica é controlada Deusche Messe, que organiza a gigante Cebit em Hannover, da qual a BITS é uma “irmã menor”.

Para Bäume, a relativa facilidade do deslocamento na capital gaúcha frente a grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro favorece um ambiente de “imersão nos negócios”.

“Falei com empresários que demoraram menos tempo para vir de avião aqui do que demorariam em engarrafamentos em São Paulo”, garante o diretor da Hannover Fairs Sulamérica.

Para 2012, Bäume espera uma participação maior de multinacionais como IBM, Microsoft, Oracle e SAP no evento neste ano dominado por empresas do Rio Grande do Sul.

Dos estantes ocupados na feira, 48 foram de empresas ou instituições gaúchas, 20 de paulistas, oito da Alemanha, oito da Bulgária, outros cinco de outros estados brasileiros e um para empresas de Taiwan, Estados Unidos, China e Hong Kong.

Além das multinacionais – que teriam por política não investir em primeiras edições de feiras, de acordo com Bäumle – devem engordar a próxima edição companhias europeias atraídas pela presença reforçada do Brasil na Cebit 2012.

O Brasil será o país parceiro da mega feira alemã no próximo ano. De acordo com projeções ouvidas pela reportagem do Baguete, o fato deve levar a um salto dos tradicionais 400 m2 de estantes em Hannover para algo entre 3 e 4 mil.

Baümle falou à reportagem do Baguete direto do estúdio do site montado na BITS. A entrevista na íntegra pode ser conferida pelo podcast relacionado a esta matéria.

*O Baguete Diário cobre a BITS 2010 com patrocínio da HervalTech - HP e TI Works e apoio da Radioativa Produtora, Unirede e Softsul.