Tamanho da fonte: -A+A

A Petrobras recebeu nesta sexta-feira, 13, o prêmio de empresa da América Latina com a melhor colocação no ranking das cem marcas mais valiosas do mundo.

O levantamento foi realizado pela agência americana de pesquisa de marketing Millward Brown e teve como base entrevistas de dois milhões de consumidores de 30 países.

De acordo com a pesquisa, o valor da marca Petrobras cresceu 39% entre 2010 e 2011 e alcançou US$ 13,4 bilhões, levando a companhia ao 61° lugar entre as mais valiosas companhias do mundo.

Em 2003, de acordo com o levantamento das consultorias Interbrand e Brand Analytics, a marca da empresa valia US$ 285 milhões.

Subindo 12 posições em relação ao ranking anterior, a empresa está à frente da Pepsi, British Petroleum, Samsung, Siemens, Petrochina e Sony.

No Brasil, a Petrobras ficou em primeiro lugar, desbancando o Bradesco, Banco do Brasil e Natura.

"A descoberta das jazidas do pré-sal e a reputação da Petrobras propiciaram a realização da maior capitalização mundial, uma demonstração de confiança dos investidores na empresa, que têm um papel fundamental na economia brasileira", ressaltou Ricardo Whately, representante da Gerência de Marcas e Imagem Corporativa da Petrobras.

O gerente de Comunicação Regional de São Paulo, José Barbosa, que recebeu o prêmio representando a Petrobras, disse que além da empresa investir muito em tecnologia, no parque industrial e em todas as etapas da cadeia produtiva, a Petrobras investe, sobretudo, na sociedade.