TI x Marketing. Quem manda no digital?

13/10/2010 14:38

Uma pesquisa do CMO Council e da Accenture jogou um pouco de luz sobre uma briga cotidiana em muitas empresas. Quem manda na estratégia de marketing digital, o departamento de TI ou marketing?

A surpreendente – ou não – conclusão é os dois acham que mandam.

Tamanho da fonte: -A+A

Uma pesquisa do CMO Council e da Accenture jogou um pouco de luz sobre uma briga cotidiana em muitas empresas. Quem manda na estratégia de marketing digital, o departamento de TI ou marketing?

A surpreendente – ou não – conclusão é os dois acham que mandam.

Enquanto 58% dos profissionais de TI afirmaram estar liderando ou delineando a estratégia digital, só 19% dos profissionais de marketing disseram reconhecer que TI é a responsável por essas decisões.

Outros 69% dos executivos de marketing declararam serem eles os responsáveis por esse planejamento.

“A importância do marketing digital e de integrar os canais online e offline é reconhecida, mas as empresas precisam dar um passo à frente para alinharem as estratégias entre as áreas de marketing e TI”, disse Tim Breene, líder do Accenture Interative.

Dos 320 profissionais de marketing entrevistados, 64% disseram que a implementação de novas soluções tem sido um desafio e 46% revelaram que o marketing não é uma prioridade para os profissionais de TI.

Do lado dos 300 executivos de tecnologia, 39% disseram que o marketing toma um atalho e trabalha diretamente com o fornecedor e 31% disse que a área impede o progresso tomando o controle do processo e isolando a TI da escolha de soluções de marketing, estratégia ou implementação.

Quase um terço (30%) reconheceram que falta tempo e recursos para auxiliar o marketing.

Ambos os lados concordam, no entanto, que as companhias estão despreparadas para uma boa estratégia de marketing digital.

Só 8% dos profissionais de marketing e 6% dos de TI disseram acreditar que dados e a análise informações são completamente integrados, enquanto aproximadamente um terço (29% de marketing; 27% de TI) afirmaram ter dificuldades em unir as capacidades analíticas críticas ou acreditam que elas não estão integradas.

Outra coincidência é que 78% dos profissionais de marketing e 68% dos de TI pensam que o marketing digital é importante para suas organizações. No entanto, respectivamente, apenas 35% e 10% disseram que suas companhias estão “profundamente comprometidas e investiram” na área.

A situação parece causar mais problemas para o marketing: 64% dos executivos de marketing e 48% dos de TI disseram ter tido problemas ou desafios na implementação de soluções de marketing ou projetos de TI para melhorar a eficiência da área.

As áreas de TI e marketing não parecem preparadas para capitalizar os investimentos uma vez que eles tenham sido feitos. Fundos insuficientes (citado por 59% dos executivos de marketing) e falta de entendimento das oportunidades pelos gestores (46% dos executivos de TI) são apontados como problemas primários pelos entrevistados.

Uma versão resumida gratuita está disponível link relacionado abaixo. O estudo na íntegra sai por US$ 199.

Veja também

81% das empresas tem softwares inúteis

Um estudo realizado pela consultoria Dynamic Markets indica que grandes empresas, especialmente da Europa, desperdiçam altas somas com softwares que simplesmente não são utilizados por seus colaboradores.

De acordo com a pesquisa, 81% dos funcionários entrevistados acreditam que suas redes corporativas armazenam programas e dados que não são úteis para o cotidiano da corporação, mas que causam um significativo impacto de tempo e de gerenciamento.

Twitter é recordista no Brasil

Com alcance de 23% dos brasileiros online, o Twitter  tem no Brasil o maior alcance online do mundo, segundo dados da comScore.

Em agosto de 2010, aponta a pesquisa, o microblog quase dobrou sua audiência, para 8,6 milhões de visitantes, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Furo: GAD'Brivia nos Jogos Olímpicos

O  GAD'Brivia foi contratado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos para fazer o planejamento de todas as ações digitais dos jogos olímpicos Rio 2016.

A informação é de fontes do mercado gaúcho e foi confirmada por Márcio Coelho, diretor da consultoria de branding digital.

InterCon 2010: hotsite e tendências web

A sétima edição do iMasters InterCon 2010, fórum latino-americano voltado aos desenvolvedores de TI e Web, conta com um hotsite próprio para disponibilizar informações sobre o evento, que ocorre entre 19 e 20 de novembro, no Hotel WTC, em São Paulo.

A ferramenta apresenta a programação do InterCon, as inscrições e planos especiais. Além disso, o hot site conta com uma área que traz fotos, vídeos e os melhores momentos da edição 2009.