Obras do Aeromóvel começam semana que vem

15/06/2011 13:05

Já estão autorizadas e devem iniciar na próxima semana as obras de fundação e estaqueamento para implantação dos 998 metros de via para o Aeromóvel de Porto Alegre.

Tamanho da fonte: -A+A

Já estão autorizadas e devem iniciar na próxima semana as obras de fundação e estaqueamento para implantação dos 998 metros de via para o Aeromóvel de Porto Alegre.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente acaba de expedir a Licença de Instalação que autoriza a Premold, companhia responsável por esta primeira parte do projeto, a começar o trabalho na elevada que permitirá interligar a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

“O Aeromóvel é um modal genial que nos dá uma boa alternativa dos pontos de vista ambiental, econômico e sustentável”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

Segundo o executivo, a meta é que todo o sistema esteja concluído até o final do ano e as primeiras operações assistidas comecem em janeiro de 2012.

O investimento total estimado é de R$ 29.877.957,31.
 

Tecnologia gaúcha

O Aeromóvel foi a primeira obra de Porto Alegre a conquistar recursos do Governo Federal liberados para a Copa do Mundo 2014.

O projeto engloba a utilização de dois veículos suspensos, movidos a ar, com capacidade para até 450 pessoas (150 em um, 300 no outro) e tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Sul.

 

Veja também

Viagem no Aeromovel da Capital em 3D

A agência gaúcha e21 Digital, do Grupo MTCom, lançou a segunda etapa do site aeromovel.com.br. No endereço, uma simulação 3D permite percorrer virtualmente o caminho entre a Estação Trensurb Aeroporto e o aeroporto Salgado Filho.

Produzida em parceria com a Black Balloon, a animação gráfica em 3D tem aproximadamente o mesmo tempo que o veículo levará de um ponto a outro – 90 segundos.

Aeromóvel: 100% da tecnologia do RS

Uma nova opção de transporte público, o Aeromovel, que ligará a Estação Trensurb ao aeroporto Salgaldo Filho, é a primeira obra com recursos do Governo Federal liberados para a Copa do Mundo 2014.

Aeromóvel na PUC-RS até 2010
O aeromóvel deve começar funcionar na PUC-RS entre o final deste ano e o início de 2010, transportando estudantes e professores da universidade entre os dois lados do campus da universidade, divididos pela Avenida Ipiranga.

A linha poderá atender até 6 mil passageiros por hora por sentido, informa reportagem da Zero Hora desta sexta-feira, 29.

Leitor do Baguete soube antes