A paulista Momento Editorial, especializada em gráficos e editoria, em parceria com o CPqD, anuncia a segunda edição do Índice Brasil de Cidades Digitais, para julho deste ano.

O projeto tem como foco apresentar o nível de digitalização dos municípios brasileiros que vêm investindo em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como instrumento para melhorar a oferta de serviços à população e ter uma gestão mais eficiente.

Para tanto, a intenção é oferecer uma radiografia do grau de digitalização do país, a partir do mapeamento da situação das cidades brasileiras em termos de utilização das TICs.

Na edição 2012 do Índice terá mecanismos mais precisos de validação das respostas, a partir da checagem das informações realizada pela equipe do CPqD, instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação.

Uma das novidades do Índice Brasil de Cidades Digitais 2012 é que, depois da divulgação do ranking, os dados do levantamento serão abertos e qualquer interessado poderá consultá-los no site Wireless Mundi, da Momento Editorial.

O lançamento, com a premiação dos municípios colocados nas primeiras posições do ranking, está marcado para o dia 10 de julho.

Na edição 2011, foram premiadas as prefeituras das três cidades colocadas no topo do ranking – Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Os municípios interessados em participar do levantamento devem entrar no site relacionado abaixo e fazer um cadastro gratuito.