Os departamentos de TI não terão muito que fazer depois que a computação corporativa migrar de data centers privados para a nuvem.

É a previsão feita por Nicholas Carr em seu livro “A grande mudança: reconectando o mundo, de Thomas Edison ao Google”, publicado em 2008.
 
Certa ou não a previsão, fato é que a adoção da tecnologia tem aumentado significativamente. Pesquisa divulgada no início do ano pela consultoria IDC revelou que os serviços de Cloud Computing devem crescer 45% na América Latina em 2010.

Ainda de acordo com o estudo, as aplicações na nuvem atualmente representam menos de 1% dos gastos corporativos de TI na região, mas o setor deve triplicar de tamanho em cinco anos.

Sobre o cenário formulado por Carr, o diretor da Sisnema Informática, Nei Maldaner, faz uma avaliação mais positiva.

"A área de TI apenas diminuirá no tamanho, vai ser mais um serviço dentro da estrutura. As pessoas técnicas, aquelas que implementaram a tecnologia vão continuar na empresa. Não acredito que o técnico desapareça, mas mude de nível”, avalia.
 
O executivo acredita no surgimento de novos profissionais: o técnico com conhecimentos de gestão, e o gestor que entende de tecnologia.

E é com base nesse entendimento que a Sisnema aposta no lançamento de uma formação - com início do primeiro módulo na próxima segunda-feira, 19 - voltada a esse novo segmento: o treinamento de tecnologia para gestores.

Só esta primeira etapa, que aborda cloud computing, já conta com 11 inscritos.

“Temos observado um nicho que transita em duas áreas: gestores de pequenas empresas e consultores que precisam ter um conhecimento técnico, mas não querem colocar a mão na massa, e técnicos que querem entender do negócio”, revela o diretor.

Se for considerado o levantamento realizado pela Peer 1, empresa norte-americana de hospedagem, o treinamento oferecido pela Sisnema vem em boa hora: mais de um terço dos gerentes que não usam tecnologias da nuvem admitem que o principal motivo para isso é a falta de conhecimento.

Ainda segundo a pesquisa, as soluções baseadas em cloud são utilizadas por um em cada cinco - o equivalente a 20% - gestores de TI.

Tecnologia para gestores
Com a proposta de transmitir conhecimento pra proporcionar opção, o curso Tecnologia para Gestores, é formado por três módulos: Virtualização e Cloud Computing; Redes e Telecom; e UCC e Redes Sociais.

“Queremos dar subsídio para o profissional fazer escolhas, mostrar o que está disponível no mercado e dar conhecimento técnico para que tenha condições de escolher o melhor serviço”, assegura Maldaner.

Na opinião do diretor da Sisnema, com a terceirização e a computação em nuvem, cada vez mais os gerentes vão entender de tecnologia, assim como será mais comum técnicos assumindo uma coordenação.

“Aquele profissional que já tinha a visão técnica agora busca se tornar uma pessoa estratégica, aplicando o conhecimento ao negócio e com opção de terceirizar o trabalho. São esses os técnicos que permanecerão dentro da empresa, fazendo a diferença”, conclui Maldaner.

Informações adicionais sobre a formação podem ser obtidas no site relacionado abaixo.