A Lojas Colombo cresceu 17% em 2010, número acima da média do varejo brasileiro, que, conforme dados da Serasa Experian, teve elevação média de 10,3%.

A rede gaúcha conta com 342 lojas no Brasil e, no ano passado, aumentou as vendas em 30% sobre 2009, consolidando o melhor período de Natal de sua história.

No ano, a empresa renovou seu portal de vendas online, além de lançar o m-commerce. Com a expansão destas ferramentas, as vendas via web cresceram 67%.

Além disso, a companhia também inaugurou lojas em novas cidades, totalizando 17 unidades com o conceito Premium e outras 36 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Foco na web
A renovação da presença online da Colombo ficou a cargo da Digital Branding Group (DBG), que assumiu, em contrato full service, a conta de marketing digital da rede varejista.

Com o projeto, a meta da rede de lojas é incrementar entre 40% e 50% a participação do meio online em suas vendas, que hoje fica em torno de 14%.

"O e-commerce é um grande meio para nós. Em 2010, crescemos mais do que o mercado neste setor: enquanto, no geral, a expansão desta área foi de 40% no Brasil, nós crescemos 60%", conta Clério Kubiak, gerente de E-Commerce da Colombo.

Segundo contou o executivo ao Baguete, em matéria que pode ser lida na íntegra pelo link relacionado abaixo, a estratégia centralizada de marketing digital também prepara a Colombo para fomentar a presença online por meio da expansão das ofertas.

Em breve, o site deverá oferecer linhas de produtos nas quais, atualmente, a rede não é muito representativa, como a de livros.