Gaúchos e coreanos estão estreitando ainda mais suas relações.
Nessa semana, o governo do estado do Rio Grande do Sul e a Coreia do Sul assinam dois convênios de intercâmbio de alunos e pesquisadores brasileiros e coreanos nas áreas de engenharia e tecnologia.
Três universidades coreanas fazem parte da parceria: as de Kaist, Postech e Yonsei.
Pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, deverão ser concedidas até 75 mil bolsas, mirando nos intercâmbios. Dados em quatro anos, os incentivos visam à consolidação, expansão e internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileira.
Os convênios fazem parte da programação da reunião Brasil-Coreia, que se realizará na quarta-feira, 19, e também prevê o lançamento do edital Fapergs do Programa de Bolsas de Estudo no Instituto Pasteur da Coreia do Sul.
As parcerias são fruto da missão gaúcha que esteve na Coreia em maio desse ano.
Joint venture inaugura fábrica
Dois dias antes da reunião, nessa segunda-feira, 17, será "retirado do forno" o primeiro lote comercial de chips encapsulados no Rio Grande do Sul, no primeiro dia do 1º Fórum Brasil – Coreia do Sul em ciência, tecnologia e inovação.
A HT Micron, joint venture formada pela coreana Hana Micron e pela brasileira Parit Participações, é a produtora das peças.
O evento também marca o lançamento da obra da fábrica (de aproximadamente 9 mil m2), onde ficará instalada definitivamente a HT Micron, em São Leopoldo, a 27 quilômetros de Porto Alegre.
A partir de 2012, com a inauguração da infraestrutura definitiva, a empresa ampliará a sua atuação.
RS e Coreia firmam convênios
Gaúchos e coreanos estão estreitando ainda mais suas relações.
Nessa semana, o governo do estado do Rio Grande do Sul e a Coreia do Sul assinam dois convênios de intercâmbio de alunos e pesquisadores brasileiros e coreanos nas áreas de engenharia e tecnologia.
Três universidades coreanas fazem parte da parceria: as de Kaist, Postech e Yonsei.
Veja também
Forum aborda semicondutores na Unisinos
A Unisinos promove de 17 a 19 de outubro, o 1º Fórum Brasil – Coreia do Sul em ciência, inovação e tecnologia.
HT Micron: mais um passo adiante
A Unisinos e a HT Micron anunciaram nesta quinta-feira, 14, a construção de uma sala limpa dentro das instalações da antiga gráfica da universidade em São Leopoldo.
O local é considerado o início da “pré-operação” da joint-venture formada pela sul-coreana Hana Micron e pela gaúcha Parit Participações S/A, e produzirá, já em setembro, chips que poderão ser usados em telefones celulares e cartões de banco.
RS deverá ter fundo para semicondutores
O setor de semicondutores deverá ter, em breve, um fundo para crédito em investimentos no Rio Grande do Sul.
A promessa é do diretor-presidente do Badesul – banco gaúcho voltado para o desenvolvimento, que cumpre o papel da antiga Caixa RS –, Marcelo Lopes.
Tarso visita Hanna Micron
O governador Tarso Genro e os integrantes da comitiva gaúcha em visita à Corréia do Sul visitaram a sede Hanna Micron ao sul de Seul nesta quarta-feira, 01.
Umas das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, a Hanna Micron é o lado coreano em uma joint venture com empresas brasileiras lideradas pela gaúcha Altus, a HT Micron, que deve construir uma fábrica de chips em São Leopoldo com inicio do funcionamento previsto para o final de 2012.
Unisinos busca parcerias na Coreia
Uma delegação de seis representantes da Unisinos, incluindo o reitor Marcelo Aquino e Suzana Kakuta, gestora executiva do Tecnosinos, embarcou para a Coreia do Sul nesta quinta-feira, 07.
O grupo fica na Ásia até o domingo, 17, e deve vai visitar institutos de tecnologia, instituições de ensino e parques tecnológicos, em busca de novas oportunidades para a instituição jesuíta e o parque tecnológico.
Unisinos: acordo com quatro coreanas
A Unisinos fechou quatro acordos com universidades coreanas duarnte uma missão de negócios no país asiático encerrada nesta semana.
Estão na lista a Songang University, a Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), a Hoseo University e Sungkyunkwan University (SKKU).
Os acordos estão em fase de detalhamento e devem começar a vigorar em 2011.
HT Micron já tem licença ambiental
A HT Micron, joint venture formada pela brasileira Altus e a sul-coreana Hana Micron, recebeu a licença ambiental prévia para construir uma fábrica de chips no Tecnosinos em São Leopoldo nesta segunda-feira, 06.
“Essa licença saiu em tempo recorde e São Leopoldo se orgulha em crescer com qualidade, preocupada não apenas em trazer novos investimentos, mas em garantir que eles ocorram dentro das questões ambientais”, destacou o prefeito Ary Vanazzi.
Tecnosinos é o melhor parque do Brasil
O Tecnosinos, parque tecnológico instalado em São Leopoldo, foi eleito o melhor do Brasil em 2010 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 23, durante o XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizando em Campo Grande.
Tecnosinos: instalação da HT é tema de debate
A instalação da HT Micron no Tecnosinos é o tema da próxima edição da 5ª do Empreendedor, evento promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL), que acontece na quinta-feira, 17.
O encontro tem início às 19h45 e acontece na sede social da Acis-SL (Rua Alfredo Adolfo Cassel, 55), em São Leopoldo.
Cluster de tecnologia no RS?
O Rio Grande do Sul pode dar um passo adiante no incentivo à alta tecnologia, com a criação de um cluster que una os esforços dos diversos parques tecnológicos existentes no estado, hoje conduzindo iniciativas isoladas e muitas vezes concorrentes entre si.
A ideia da criação do cluster foi proposta pelo reitor da Unisinos, Marcelo Aquino, durante a primeira visita oficial do governador eleito Tarso Genro a um parque de tecnologia no estado nesta segunda-feira, 08, em São Leopoldo.