Dilamar Sales

A White Cube, especializada em treinamento e consultoria nas áreas de banco de dados e BI, fechou o primeiro semestre de 2011 com mais de 50% de crescimento em projetos fixos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Com sede em Porto Alegre, a companhia atende também ao mercado de São Paulo, onde projeta abrir uma unidade própria dentro de dois anos.

Entretanto, o maior mercado ainda é o Rio Grande do Sul, especialmente na capital, região Metropolitana e Vale do Sinos, onde são clientes diversas universidades.

Em Porto Alegre, uma parceria recente foi fechada com a faculdade Dom Bosco, envolvendo a oferta de cursos de extensão em banco de dados (BD) e BI com desconto.

No primeiro curso, iniciado em agosto deste ano, o preço ficou em quase a metade da oferta normal.

No próximo biênio, a atuação deverá se expandir também para Santa Catarina, já que este também é um estado em vias de estudo pela empresa.

Mas nem só de instituições de ensino se alimenta a carteira da empresa gaúcha: no meio corporativo, há clientes das áreas de indústria, varejo e TI.

Para seguir ampliando a base, a White Cube aposta na ampliação da atuação: além de São Paulo, está na mira também o mercado catarinense.

“Estamos em fase de conhecer os novos mercados. Temos participado de eventos e recebido contatos, e-mails, que nos denotam uma demanda em aberto por consultoria e treinamentos na área de banco de dados e BI, que é nossa especialidade”, destaca Dilamar Sales, diretora da companhia porto-alegrense.

Outro foco da empresa para alcançar as metas de crescimento é o reforço de ações comerciais e de marketing.

Atualmente, a estratégia da White Cube envolve investir cerca de 10% do faturamento em comunicação com clientes e prospects, divulgação da marca e participação em eventos.

Até 2011, este investimento não acontecia.

“Antes, o cliente vinha até nós, o que ainda acontece, mas passamos a investir muito mais em também ir até ele, em comunicar nossa oferta”, finaliza Dilamar.