O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, terá mais uma sala de embarque, prevista para a primeira quinzena de dezembro, com capacidade para 280 pessoas no terminal 1.

Segundo o jornal Zero Hora, a capacidade do terminal 1 passará de 5 milhões para 6,5 milhões de passageiros por ano.

Além disso, a nova área terá 20 check-ins compartilhados entre as companhias aéreas, três aparelhos de raio X e esteira de bagagem.

Informações da Infraero, administradora do aeroporto, indicam que, somado à capacidade do terminal 2, em um ano o Salgado Filho terá condições de receber 8 milhões de usuários.

Localizado no segundo pavimento, o Módulo Operacional Provisório (MOP) de 1,5 mil m² recebeu investimentos da Infraero em torno de R$ 4,17 milhões.

O superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, afirmou que a abertura da nova área deve agilizar os embarques, principalmente, para a demanda de Natal e Ano Novo.

De acordo com a Infraero, a TAM vai ocupar os 20 balcões de check-in que serão abertos com o MOP, elevando a oferta dos 40 balcões atuais para 60, alta de 50%.

A área de embarque do módulo, localizado após as atuais salas de embarque, comporta um fluxo de 300 usuários por hora. Hoje passam por hora pelo terminal 1, em operação há dez anos, 1,7 mil passageiros.

Conforme publicação no Jornal do Comércio, a estrutura tem sido a solução buscada em diversos aeroportos pela estatal, enquanto não ocorre a ampliação física da estrutura permanente.

Herdina explica que somente em 2012 deverá ficar pronto um estudo que dimensionará a expansão, que poderá dobrar a atual capacidade do aeroporto, atendendo a estimativa de crescimento de 20% ao ano no fluxo.

Além do MOP, há projeções de que a ampliação da pista do Salgado Filho inicie em maio do ano que vem, com cerca de 3,1 mil metros e investimentos de R$ 230 milhões.