A Hyundai optou por São Leopoldo para construir sua fábrica de elevadores no estado, que consumirá investimento de US$ 30 milhões, conforme divulgado pela companhia.

A cidade do Vale do Sinos venceu uma disputa na qual concorreu também a vizinha Novo Hamburgo, além de Santa Maria, informa a colunista de Economia de Zero Hora, Bela Hammes.

A localização exata do terreno para a fábrica ainda não foi definida. Por enquanto, a empresa coreana só destacou que, em uma primeira etapa, vai trabalhar em salas do Tecnosinos.

Entre os possíveis terrenos a serem escolhidos, estão o distrito industrial São Borja, próximo às instalações da Stihl, em uma área de 10 hectares com possibilidade de expansão de outros 25 hectares; e o Arroio da Manteiga, na zona norte de São Leopoldo.

A Hyundai também anunciou a assinatura de um protocolo com Petrobras e  Samsung, junto ao governo gaúcho, para avaliar a possibilidade de investimento de US$ 4,5 bilhões no estado.

A verba virá se for implantado um terminal de regaseificação e uma fábrica de fertilizantes em Rio Grande – negócios sobre os quais os coreanos já vêm mantendo conversações com a Petrobrás há algum tempo, segundo matéria do Blog da Bela.

A matéria da colunista de ZH pode ser conferida na íntegra pelo link abaixo.