O distrito de Vila Olivia, em Caxias do Sul, receberá o novo aeroporto regional da Serra.

Na tarde dessa quinta-feira, 19, o governador Tarso Genro anunciou a decisão, que também tinha na disputa a região de Monte Bérico, no interior de Farroupilha.

Segundo o site do jornal Zero Hora, a confirmação de Tarso foi feita aos deputados caxienses Alceu Barbosa Velho (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Marisa Formolo (PT). Também estavam presentes representantes dos deputados federais Gilberto Pepe Vargas (PT) e Assis Melo (PCdoB).

O anúncio oficial será feito nesta sexta-feira, 20, pela manhã, na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.

Nesta quinta-feira, uma prévia do estudo de demanda realizado pelo Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) foi apresentada durante audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília.

De acordo com o site, Roberto Barbosa de Carvalho Netto, diretor do DAP, divulgou dados que serão detalhados nesta sexta-feira em Caxias.

Um estudo técnico foi apresentado no final do ano passado, pela então governadora Yeda Crusius (PSDB), que apontava Vila Oliva como a melhor área. Na ocasião, Vila Oliva recebeu nota 9,69 e Monte Bérico, 5,34.

No mapa abaixo, confira as localizações propostas para cada região.
View Aeroporto na Serra Gaúcha in a larger map