O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai investir R$ 1,5 bilhão até 2014 para criar institutos de inovação no país.

Para tanto, a entidade projeta a instalação de 34 novos laboratórios direcionados à promoção da inovação nas empresas, além de apoiar a futura Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que está entrando em operação.

Segundo informa o portal Computer World, o anúncio foi feito na última segunda-feira, 17, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade.

O secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, revelou, também, que as empresas que apresentarem projetos de inovação de produtos e processos à Embrapii terão garantido um terço dos investimentos necessários.

Tais recursos virão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o restante será completado pelo setor privado e instituições de pesquisa ou laboratórios.

Conforme publicação do Computer World, a Emprapii, que terá capital de R$90 milhões e cuja criação será formalizada nesta semana, será formada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica, Instituto Nacional de Tecnologia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia, da Bahia.

Nessa operação, mais 30 instituições de pesquisa e inovação serão conveniadas posteriormente à empresa, que projeta fornecer mais segurança aos investimentos brasileiros.