O diretor de RH e Financeiro da gaúcha Ilegra, Anderson Lattuada, recebe o prêmio pela 53ª colocação da empresa entre as 95 Melhores para se Trabalhar de TI e Telecom do País

Dezesseis empresas da região Sul figuram na edição 2011 do ranking “95 Melhores Empresas para se Trabalhar de TI e Telecom do País”, realizado pelo Great Place to Work em parceria com o site Computerworld.

Da região, a melhor colocada é a leopoldense Gvdasa, que ficou em 14º lugar na lista que, no geral, foi encabeçada pelo Google, também campeão do ranking de 2010.

A segunda melhor colocada do Sul é a DB1, de Maringá, na 20ª posição.

Na sequência, as representantes da região, em ordem, são: Domínio (Criciúma - 27ª posição), a HSBC Global Technology (Curitiba - 28ª), Cigam (Novo Hamgurgo - 32ª), Intelbras (36ª - São José), Metadados (Caxias do Sul – 45ª), Betha Sistemas (Criciúma – 52ª), Ilegra (Porto Alegre - 53ª), Pelissari Gestão & Tecnologia (Curitiba – 60ª), Cinq Technologies (Curitiba – 71ª), E-Core (Porto Alegre – 74ª), Sofhar (Curitiba - 76ª), CISS (Dois Vizinhos – 82ª), Datacoper (Cascavel - 83ª),  Produtec Informática (Maringá - 91ª), Wheb Sistemas (Blumenau - 94ª).

As dez primeiras
Já entre o Top Dez da lista do GPTW traz, logo atrás do Google, a Radix, seguida, em ordem, por Acesso Digital, SAS, Microsoft, PromonLogicalis, Chemtech , Vivo, GVT e Cisco.

O prêmio também incluiu subrankings, todos com 15 classificadas, entre os quais o Sul também fez bonito.

No das 15 Melhores Entre as Grandes do setor, por exemplo, que reúne empresas com mais de 500 funcionários, figura a paranaense HSBC Global Technology, na 13ª colocação.

Também tem Sul nas Melhores Entre as Pequenas (menos de 500 funcionários): Gvdasa, no 6º lugar; além da DB1, em 10º; e Domínio, em 15º.

Entre As que Mais Contrataram, a região vem com Produtec na 3ª posição, E-Core, na 4ª, Cinq, na 10ª, e Ilegra, na 11ª.

Na categoria Empresas Com Mais Mulheres, figuram a Ciss, no 2º lugar; Wheb, no 7º, Datacoper, no 12º, e Gvdasa, no 13º.

Há, ainda, a classificação Empresas Com Mais jovens, que leva em conta o percentual de funcionários com até 25 anos em relação ao total de contratados das companhias.

Nesta classe, representa a região a Metadados, na 10ª posição.

O ranking das 15 melhores em Comunicação traz a DB1 na 9ª colocação e a Gvdasa na 13ª.

Em Treinamento, a Pelissari levou o 2º lugar, com Cigam no 7º e Sofhar na 9ª posição.

Troféu
A premiação das 95 Melhores Empresas para se Trabalhar de TI e Telecom do País - Edição 2011 ocorreu na quarta-feira, 20, em São Paulo.

Sul também brilhou em 2010
No ano passado, nove empresas sediadas no Sul figuraram no ranking do GPTW - que, em 2010, listou 70 empresas, ao invés de 95, como na edição atual.

O grupo do Sul reuniu: Domínio Sistemas, Intelbras, Wheb Sistemas, Pelissari Gestão & Tecnologia, EBS Sistemas, DB1, Cigam, E-Core, Solis e Datacoper.

Histórico e método
A pesquisa é realizada desde 2006, quando apenas 30 empresas eram selecionadas.

De lá para cá, a lista cresceu à média de dez empresas por ano, segundo divulgado pelo GPTW.

A gerente de Marketing do Great Place to Work, Viviane Rocha, explica que o resultado da avaliação que culmina na formação do ranking é baseado na avaliação do nível de confiança dos colaboradores nas companhias premiadas.

Para isso, os funcionários são abordados a partir de cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem e nas práticas de gestão de pessoas das empresas.