Foi inaugurada nesse mês, em Santa Catarina, a sede do programa Inova@SC, focado no desenvolvimento da política de inovação tecnológica no estado. A sede está localizada no Parque Tecnológico Alfa, na Rodovia SC-401, em Florianópolis.

O prédio – de 600 metros quadrados – será um espaço para reuniões do grupo gestor do programa, que apoia novas empresas catarinenses de base tecnológica.

Consórcio público-privado, o Inova@SC é formado pelo governo, Sistema S e Fundação Certi e vai implementar e executar políticas públicas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Dentro da nova sede irão trabalhar profissionais do projeto e de parques tecnológicos e empresas associadas.

“O programa quer criar parcerias entre o governo, universidades, empresas e organizações da sociedade civil e levar a tecnologia e o desenvolvimento para todo o Estado”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

No Inova@SC está sendo estimulada a transformação de ideias em negócios por meio do Sinapse da Inovação, que neste ano deu R$ 50 mil a 50 empresas.

Outras iniciativas
Além do Inova@SC, em dezembro foram anunciados R$ 5 milhões para a construção de um parque tecnológico em Lajes. E em Florianópolis, uma lei de incentivo deve criar um fundo e facilidades fiscais para inovação na área de tecnologia.