Paranaenses com força total em busca de investidores

ALL, Bematech, Paraná Banco e Positivo Informática serão as estrelas do 4º Sul em Ações, evento para empresas de capital aberto que ocorre na quinta-feira, 25, em Curitiba.

Juntas, as empresas somaram, entre janeiro e setembro de 2010, lucro líquido acumulado superior a R$ 400 milhões, reunindo quase 20 mil investidores pessoa física.

Todas, com exceção do Paraná Banco (Nível 1), integram o mais alto nível de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo, o Novo Mercado.

No encontro, as companhias irão apresentar a investidores individuais seus fundamentos, estratégias e perspectivas, demonstrando possibilidades de investimento para aumentar suas carteiras de investidores pessoa física nas corporações.

“É uma grande oportunidade para que analistas, investidores e interessados no mercado de ações conheçam melhor as empresas e tenham um contato direto com os gestores destas”, avalia o presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais para o Sul do país (Apimec-Sul), Christian Torsten Klemt.

A entidade é uma das apoiadoras do evento, assim como BM&FBovespa e Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

Paraná entre os cinco maiores
Conforme Klemt, o número de investidores individuais no Paraná é de mais de 34.456 mil, o que coloca o estado entre os cinco maiores em participação na BM&FBOVESPA em número de pessoas físicas, tendo movimentado até outubro deste ano um total de R$ 3,86 bilhões.

"O investidor paranaense é composto, em sua maioria, por homens, que representam 78% desse total", afirma o presidente da Apimec-Sul.

Mercado geral
O número de investidores pessoa física cresceu  11% na BM&FBovespa entre janeiro e outubro deste ano, em relação ao mesmo período de 2009.

Comparando com o número há cinco anos, houve um salto de 155 mil pessoas, chegando a 615 mil investidores.

Nacionalmente, o quadro atual de investidores individuais mostra uma participação de 75,2% de homens, 24,7% de mulheres.

A participação da região Sul é de 16% dos investidores individuais nos três estados, sendo 3,6% no Paraná.

No país, São Paulo concentra a maior participação, com 43,3%.

O Sul em Ações ocorre no Hotel Radison (Sete de Setembro, 5190), em Curitbiba, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas e a programação completa pode ser conferida pelo site abaixo.