A CIO da Unimed Porto Alegre, Magda Targa, deixará o cargo em 31 de janeiro de 2012.

 
O sucessor da executiva será uma contratação externa, ainda em fase de definição pela empresa, com previsão de conclusão nas próximas semanas. 
 
Magda assumiu a posição em 2006 e ainda está em definição sobre qual será seu novo passo profissional. 
 
“Estou planejando uma segunda carreira voltada para o desenvolvimento de competências, focada inicialmente nos profissionais de TI”, revela Magda, que também não descarta seguir atuando na área de TI caso surja algum projeto desafiador.
 
A CIO da Unimed Porto Alegre conduziu o que chama de uma “reinvenção da TI” na empresa, desenvolveu o planejamento estratégico de TI para os anos de 2010, 2011 e 2012. “O objetivo era uma TI de excelência, com foco em processos e qualificação da equipe, ágil e inovadora”, detalha a executiva.
 
O processo incluiu a terceirização de serviços especializados de TI, desde fábricas de software, service desk, administração de rede, impressões e ponto informatizado. Também foram contratado um serviço de hosting do data center, além da inauguração de um site de contingência. 
 
Quanto ao projetos voltados para a área de negócio, foi iniciado o uso de biometria e portal de autorização e pagamento dos serviços assistenciais.
 
TI é um aspecto crítico da operadora de planos de saúde: todos os dias em torno de 48 mil requisições ligadas aos planos de saúde passam pelos sistemas da Unimed Porto Alegre.
 
“O investimento trouxe resultados. Tivemos crescimento nos cinco anos e a direção nunca negou um projeto de TI”, aponta Magda, destacando que 2010 foi o melhor resultado da história da cooperativa médica, com alta de 15% na carteira de clientes e 2011 deve superar esse desempenho.
 
A executiva deixará ao seu sucessor um orçamento de TI 100% maior para 2012 – a empresa não abre os números – que podem ser destinados a uma reformulação da solução de gestão de planos da empresa ou à migração para uma nova plataforma.
 
“É uma excelente cadeira de CIO”, resume Magda.
 
Carreira
Antes de entrar na Unimed Porto Alegre, Magda Targa acumulou experiência “do outro lado do balcão”, com uma passagem de sete anos pela Oracle, na qual encerrou como responsável pela linha de servidor de aplicação para América Latina, além de ter atuado no centro de desenvolvimento de software da Dell em Porto Alegre e na ADP.
 
A executiva é formada em Administração pela PUC-RS, com especialização em Sistemas pela Ufrgs, MBA em e-business pela FGV e Marketing pela ESPM, além de um mestrado pela Unisinos em Governança.