O próximo ano deve ser o do “acerto de passo” na TI da Toniolo, Busnello, tradicional empresa familiar gaúcha do ramo de construção civil pesada.

Foi o que garantiu Fernando Ferreira, gerente de Tecnologia da Informação da companhia, que esteve falando das perspectivas de investimentos da Toniolo, Busnello no Meeting de TI da Federasul nesta terça-feira, 24.

De acordo com Ferreira, a empresa teve um grande salto de faturamento de 2007 para 2008 – um total de 130%, chegando a R$ 320 milhões – e agora é necessário equacionar a infra de TI.

Para 2010, está prevista a aquisição do primeiro sistema de storage da Toniolo, Busnello, além de mais investimento na virtualização de servidores. Hoje, das 40 máquinas da empresa, oito operam de forma virtual.

“O objetivo é deixar só sistemas principais em máquinas físicas”, ressalta o gerente de TI.

De acordo com o executivo, está em discussão pelo Comitê de TI da empresa como será feito o backup das informações do site de Porto Alegre.

“Podemos replicar as informações em outra filial ou colocá-las em um data center”, adianta Ferreira.

A própria gestão de TI da empresa, centralizada dentro de um Comitê de TI com representantes de diversas áreas do negócio, deve passar por alterações.

A métrica de gestão de tecnologia, baseado na metodologia ITIL, deve passar a incluir práticas de gestão de configurações e financeira.