Um total de 25 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná serão contempladas pelo Prêmio Municípios que Fazem Render Mais, nesta quinta-feira, 25, em Joinville.

A premiação, realizada pela Associação Empresarial de Joinville (Acij) com apoio da Federasul, faz parte de um projeto no qual foram avaliados 131 cidades inscritas.

Destas, 25 foram pré-selecionadas por um comitê formado por especialistas em gestão e políticas públicas da FGV-Eaesp, universidades e centros de pesquisa parceiros da FGV.

No Rio Grande do Sul, foram pré-selecionadas as cidades de Estrela, Lagoa Vermelha, Pareci Novo, São Lourenço do Sul, Bagé, Santa Cruz do Sul , Uruguaiana, Gravataí e Pelotas.

Já em Santa Catarina foram Campo Alegre, Curitibanos, São Domingos, Schroeder, Brusque, Concórdia, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Blumenau e Joinville.

No Paraná, as selecionadas foram Engenheiro Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Santa Fé, Apucarana e Maringá.

O objetivo do prêmio é incentivar cidades consideradas com "bom desempenho" em gestão pública, segundo critérios de avaliação como aplicação dos recursos públicos, envolvimento da população nas decisões governamentais, nível de transparência da gestão, responsabilidade fiscal e social.

Sob a ótica da TI
Outro projeto também está em andamento na avaliação das gestões municipais brasileiras: o Prefeito Inovador, iniciativa da Microsoft, Intel, Symnetics e Movimento Brasil Competitivo que contempla cidades pelo destaque no uso da TI aplicada à administração pública.

A porto-alegrense IndexTech assina toda a metodologia de avaliação do projeto, que analisa prefeituras segundo a aplicação de ferramentas de e-gov na gestão orçamentária, ambiental, de educação e saúde, entre outras variáveis.

“Este ano, 102 prefeituras participaram do Prefeito Inovador. Destas, 51 entregaram autoavaliações e 21 foram consideradas aptas a receber a visita de nossos consultores”, explica Hipárcio Stoffel, sócio-diretor da IndexTech. “Ao final, até seis cidades  poderão sair vencedoras”, complementa.

A cerimônia de entrega do prêmio Prefeito Inovador ocorre ainda este mês. Entretanto, a data específica ainda não foi divulgada.