Nove centros desportivos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul foram selecionados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para receber delegações durante as competições.

Os centros se localizam nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Osório, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

"Vamos continuar trabalhando para que mais locais do estado possam entrar nessa seleção, afinal é uma ótima oportunidade para mostrar nosso potencial esportivo", afirma o secretário estadual do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe.

A lista completa do Comitê Olímpico traz 172 instalações esportivas de 73 cidades de 18 estados brasileiros e será apresentada em um guia online a ser lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2012, que acontecem em Londres.

O material, no entanto, não é definitivo: até 2016, o Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio poderá ser atualizado com a inscrição de novas instalações.

As escolhidas servirão como base para a concentração e aperfeiçoamento do treinamento e aclimatação às condições locais dos atletas.

Para identificá-las, as Federações Esportivas Internacionais e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 realizaram um processo para cadastramento e seleção de locais durante 12 meses.

Definidos os locais, cabe a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras.