Como parte dos investimentos de R$ 100 milhões no Rio Grande do Sul em 2010, o Walmart irá transferir, a partir de 1º de junho, os setores financeiro, jurídico e de recursos humanos para a capital gaúcha.

As áreas funcionarão no CSC -Centro de Serviços Compartilhados, que recebeu investimento de R$ 7 milhões e irá comandar e padronizar os três departamentos em todo o país. O centro deve gerar 300 empregos diretos de nível superior.

Também está prevista, até o final do ano, a inauguração de cinco empreendimentos no estado, dois deles lançando a presença do grupo nas cidades de Lajeado e Rio Pardo. Os planos são de instalar um hipermercado Big em Santa Cruz, supermercado Nacional em Caxias do Sul, Maxxi Atacado em Lajeado e supermercado TodoDia em Novo Hamburgo e Rio Pardo.

A expectativa é que as novas lojas gerem outros mil empregos diretos no estado, de acordo com informações da Zero Hora.

Segundo o vice-presidente do Walmart Brasil, Carlos Fernandes, a escolha de Porto Alegre para sediar o centro confirma a importância do estado no desempenho do grupo: das 439 lojas do grupo sediadas em 18 estados, 102 estão localizadas em território gaúcho.

"Além do Rio Grande do Sul ser o Estado com mais lojas da rede Walmart, Porto Alegre oferece alto nível de qualidade de vida, índice de IDH e mão de obra qualificada", declarou o executivo.