A GVDasa, de São Leopoldo, é a melhor colocada entre as empresas da área de TI do Rio Grande do Sul listadas no ranking Melhores Empresas para Trabalhar da Revista Amanhã, realizado em parceria com o Great Place To Work.

Na lista geral, que traz 30 companhias de diversos setores e é encabeçada pela concessionária Ecosul, a empresa leopoldense é a sexta colocada.

Do segmento de TI, também fazem parte do ranking AEL Sistemas, Cigam, e-Core, Ilegra, Metadados e Terra.

Dentre as companhias de tecnologia, a Cigam também se destaca no ranking como a campeã em promoção de funcionários, enquanto o Terra figura como a mais elevada em nível de escolaridade dos colaboradores.

Esta é a primeira vez que esse tipo de levantamento é realizado no estado com o aval técnico do GPTW, empresa que há dez anos organiza o ranking Melhores Empresas para Trabalhar em 46 países.

Segundo Ruy Shiozawa, CEO da GPTW no Brasil, uma das características diferenciais do levantamento gaúcho foi a forma como os funcionários se relacionam com suas empresas.

“O orgulho de pertencer a uma das melhores empresas para se trabalhar é mais evidente do que em outros estados. E não é bairrismo, é orgulho mesmo”, avalia Shiozawa.

No ranking geral do Rio Grande do Sul, as dez primeiras posições ficam com a já citada Ecosul, seguida por Guarida Imóveis, Unimed Missões, Suspensys, Gerdau Aços Longos, Gvdasa, Marelli, MWM International Motores, Bebidas Fruki e Jost Brasil.

As demais componentes da lista, incluindo todos os setores: AEL Sistemas, Artecola, CIEE-RS, Certel Energia, Cigam, Dez Comunicação, e-Core, Egali Intercâmbio, Gboex, Guerra, Hospital Moinhos de Vento, Ilegra, John Deere Brasil, Kiling, Kley Hertz, LigBrasil, Metadados, Santa Casa de Porto Alegre, Stemac e Terra.

O método usado para definir as 30 melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul é o mesmo utilizado pela GPTW em todo o mundo.

São aplicados dois questionários, um para os colaboradores e outro para os gestores da companhia ou seu departamento de recursos humanos.

Os funcionários também podem responder a duas questões abertas e dissertativas sobre as práticas de gestão de pessoas e manutenção do clima organizacional em cada empresa.

A partir dos questionários, são analisadas nove dimensões culturais dentro das organizações, seguindo parâmetros do GPTW.

A premiação das 30 Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio Grande do Sul acontece no dia 17 de novembro, às 19h, na Sogipa, em Porto Alegre.