A Gol foi a companhia área melhor avaliada em um ranking de porcentagem de  resgate de milhas numa pesquisa da consultoria IdeaWorks publicada no The Wall Street Journal na quinta-feira, 26.

De acordo com o levantamento, reproduzido pela Exame.com, a empresa brasileira foi a única dentre as 24 avaliadas ao redor do mundo que ofereceu assentos para todos os 280 pedidos de resgate de milhas realizados.

A pesquisa, que não incluiu nenhuma outra empresa brasileira, apontou em segundo lugar a americana Southwest (99,3%) e pela alemã Air Berlin (96,4%), duas empresas de baixo custo.

Nas últimas colocações ficaram três grandes companhias internacionais: Emirates, com 35,7%, Delta Airlines, com 27,1%, e US Airways, com 25,7%.

A chilena LAN, que pode vir a se fundir com a TAM, ficou em nono lugar, com 75,7% dos pedidos atendidos.

Entre as 10 melhores também estavam três companhias pertencentes à Star Alliance, rede mundial de conexão de voos à qual a TAM é afiliada: Singapore (90,7%), Lufthansa (85%) e Air Canada (82,1%).

Durante o levantamento foram feitos 6.720 pedidos de reserva com pagamento em milhas para as 20 rotas mais concorridas de cada empresa, tanto internacionais quanto domésticas.

As solicitações foram feitas em março e no início de abril para datas de viagem entre junho e outubro.

No total, foram disponibilizados assentos para 68,6% dos pedidos, pouco acima do índice de 66,1% do estudo de 2010.