Paulo Tigre

Tamanho da fonte: -A+A

A Fiergs lança na segunda-feira, 30, o Núcleo de Inovação do Rio Grande do Sul. A iniciativa é a primeira do Brasil a ser instituída pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como parte do comitê de Mobilização Empresarial da Inovação (MEI).

O núcleo gaúcho será coordenado por Ricardo Felizzola, presidente da HT Mícron, e terá como integrantes os industriais Aderbal Fernandes Lima (diretor-executivo da Novus), André Bier Gerdau Johannpeter (presidente da Gerdau), David A. Randon (diretor-presidente da Randon), Humberto César Busnello (diretor da Toniollo, Busnello), José Antônio Martins (conselheiro de Administração da Marcopolo), Luiz Francisco Gerbase (presidente da Altus), Marcus Coester (vice-presidente da Coester), Mathias Elter (diretor-superintendente da TMSA) e Nestor Perini (diretor-presidente da Lupatech).

Conforme o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, a previsão da CNI é criar mais cinco comitês estaduais do gênero ainda este ano, em Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.

A partir de 2011, a meta é expandir a iniciativa para todo o país.

Os núcleos terão como atividade a promoção do diálogo com governos estaduais para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de políticas de apoio à inovação, além da participação na discussão sobre oportunidades, gargalos e desafios de cada estado. A meta é atuar de forma articulada com federações de indústrias, Sesi, Senai, IEL e Sebrae, além de parceiros locais.

O evento de lançamento em Porto Alegre ocorre a partir das 9h30 da segunda, 30, na sede da FIERGS (Assis Brasil, 8787). A programação contará com a palestra “O papel estratégico da inovação para a competitividade da indústria”, realizada pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Os objetivos e métodos de funcionamento do núcleo também serão apresentados na cerimônia, assim como editais CNI/Sebrae e MCT/Finep.