Universidades estaduais do Paranã receberão R$ 28,5 milhões para investir em infraestrutura voltada ao suporte de projetos focados nas áreas de tecnologia e inovação.

Termos de cooperação técnico-financeira com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foram assinados em reunião do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paranaenses.

Os recursos serão repassados pela unidade gestora do Fundo Paraná.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, destacou o trabalho de extensão das universidades, os projetos que atendem necessidades de outras secretarias estaduais e a parceria com outros países em áreas estratégicas.

De acordo com o secretário, terão prioridade as inovações que atendam a sociedade.

A coordenadora de Ciência e Tecnologia da secretaria, Sueli Rufini, explicou que as universidades foram incluídas em dois importantes projetos: a Feira de Negócios em Inovação Tecnológica (Inovatec)  e o estudo do impacto das universidades no desenvolvimento das regiões.

Alípio Leal afirmou que este ano foi um período de ajustes e que a secretaria conseguiu reduzir despesas de custeio.

“Com o contrato de gestão com o Governo do Estado teremos indicadores e metas quantificadas e poderemos avaliar os avanços”, finalizou.