Mais da metade (51%) dos consumidores de classe C possui cartão de crédito, de um total de 80% que tem cartão de crédito.

É o que aponta uma análise feita pela Visa sobre uso, hábitos e práticas de pagamento no Brasil e divulgada pela revista Exame.

O levantamento aponta que em 2010 o uso dos cartões de crédito por este segmento foi maior em compras pela internet (71%), no pagamento de passagens aéreas (54%) e nos pagamentos de móveis (40%).

Em relação aos hábitos de consumo, a análise mostra atividades semelhantes às das classes mais altas. Nos supermercados, por exemplo, 28% das compras realizadas pela nova classe média foram feitas com cartão de crédito, enquanto 22% da classe A utilizaram o meio de pagamento.

A maior parte dos entrevistados (57%) considera o cartão de crédito mais seguro do que o dinheiro, e 63% acreditam que a maior vantagem é poder adiar o pagamento da compra.

Em relação ao cartão de débito, 73% dos consumidores afirmaram que são mais seguros, 38% veem como ponto positivo o fato de não precisar carregar dinheiro e 21% dizem que o débito faz com que não gastem mais do que precisam.