A Volkswagen do Brasil é a primeira e até agora a única empresa do país a  implantar e utilizar a licença completa do software de gerenciamento de sustentabilidade SoFi, da alemã PE Internacional.

Com a tecnologia é possível administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar futuros relatórios ambientais.

O cálculo considera todos os processos da empresa, desde a produção a operações de escritórios e até mesmo viagens a trabalho.

O SoFi é o primeiro software acreditado pelo Carbon Disclosure Project (CDP – Projeto de Informações sobre Emissões de Carbono) e pelo Global Reporting Initiative (Relatório de Sustentabilidade GRI).

A Volkswagen do Brasil também utiliza o GaBi, um software alemão desenvolvido pela PE International em conjunto com o Grupo Volkswagen, que avalia o impacto de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação.

O software GaBi calcula todos os potenciais de impacto ambiental da nova atividade operacional, como o possível consumo de recursos naturais, emissões de resíduos, emissões decorrentes da geração de energia, além das emissões geradas a partir de processos agregados.

SolidWorks tem módulo verde da PE
Uma parte da base de dados da PE International já está disponível desde 2009 aos usuários do software de CAD 3D SolidWorks, que fechou uma parceria com os alemães para incluir no sua solução um módulo de sustentabilidade.