Tamanho da fonte: -A+A

Patricia Knebel, jornalista especializada em tecnologia do Jornal do Comércio, lança nesta quinta-feira, 02, o livro “Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul”.

O evento de lançamento será na Fnac do Barra Shopping Sul, das 19h às 21h30.

A obra cobre 60 anos da indústria de tecnologia no estado, mostrando o surgimento das primeiras empresas de base tecnológica gaúchas e a maneira como esse setor foi sendo construído a ponto de ser tornar uma referência no Brasil.

Para conduzir essa história, são apresentados fatos históricos que ajudaram a desenhar esses setores, como a reserva de mercado, a criação da Edisa e a Lei de Inovação, bem como a história de empreendedores à frente de companhias como Parks, Digitel, Altus, Terra, Grupo Processor, Grupo Meta IT e GetNet.

Também são relatadas as ações para formação e consolidação de entidades como Assespro-RS, Seprorgs, Agadi, Softsul, Sucesu, entre outras, e de empresas públicas como Procergs, Procempa e Banrisul.

“O livro tem o desafio de reforçar algumas ações que devem ser tomadas para que o Estado que sempre sonhou em ser o Vale do Silício de bombachas efetivamente assuma um papel de protagonismo nacional”, afirma Patricia.

A obra, publicada pela editora da PUC-RS, tem o prefácio de Jorge Gerdau Johannpeter, apresentação do empresário Ricardo Felizzola e orelha do CEO do Grupo Processor, Cesar Leite.