A pesquisa da Assespro-RS, que mensalmente aponta as vagas de emprego disponíveis no setor de TI entre os seus mais de 200 associados, apontou existir uma grande procura por profissionais especializados, preferencialmente certificados em alguma tecnologia, com predominância na área de programação em Java e .Net.

Após oito meses de trabalho, a entidade aponta uma média de cerca de 230 oportunidades, além de destacar as áreas de programação e desenvolvimento de sistemas, que em fevereiro apresentavam 155 vagas em aberto, como as que apresentam maior deficiência de profissionais qualificados.

Ainda de acordo com a pesquisa, outros setores que apresentam grande número de oportunidades de inserção no mercado de TI são o administrativo, comercial, gestão e suporte técnico.

Entre as cidades gaúchas que mais disponibilizam oportunidades estão Porto Alegre, Campo Bom, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Caxias do Sul e Farroupilha.

Segundo Reges Bronzatti, vice-presidente e coordenador do Grupo de Capacitação da Assespro-RS, desde que as pesquisas foram iniciadas, em julho de 2009, os números não tiveram grandes alterações, já que a menor taxa foi verificada em agosto, com 171 oportunidades, e a maior em novembro, com 298 vagas.