Baguete
InícioNotícias> Governo mede investimentos em C&T

Tamanho da fonte:-A+A

Governo mede investimentos em C&T

Guilherme Neves
// quarta, 30/11/2011 14:40

Investimentos em pequisa e desenvolvimento no governo e nas empresas brasileiras estão na mira do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


A pasta instalou nessa terça-feira, 29, a Rede de Indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T).

O intuito é saber quanto se está investindo em pesquisa e desenvolvimento e outras atividades científicas e quais os resultados em termos de registro de patentes e produção de artigos científicos.

“Nós não temos como medir qual é o impacto ou o efeito da política de C&T se a gente não consegue medir lá na ponta o que está acontecendo na produção”, diz Fernanda De Negri, da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria Executiva do MCTI.

Segundo Fernanda, a informação estará disponível em dados nacionais ou por estado, e incluirá os dados de investimento das unidades federativas.

Conforme o MCTI, os estados investem cerca de R$ 3 bilhões anuais no setor, valor próximo do gasto do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), uma das principais fontes de recursos do ministério (que tem orçamento previsto de R$ 8,5 bilhões para 2012).

A expectativa do ministério é que no final de 2012 comecem a ser publicados os primeiros índices.