A Assespro-SP acaba de fechar um acordo com a Confederação Espanhola de Empresas de Tecnologia da Informação, Comunicação e Eletrônica (Conetic), para ampliar os negócios entre as companhias brasileiras e espanholas, em relação ao setor de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A iniciativa, que recebeu o nome de CooperaTIC, surgiu a partir da necessidade de desenvolvimento de novos projetos de P&D&I para o segmento, envolvendo empresas de diferentes países ao mesmo tempo.

A primeira etapa do projeto está prevista para março e consiste na elaboração de um guia que relatará as experiências empresariais de cooperação internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

"O guia servirá para que as empresas que já tenham se relacionado no mercado internacional visando projetos nesse segmento, compartilhem suas experiências com empresas que ainda não trilharam este caminho", afirma Roberto Carlos Mayer, vice-presidente de relações públicas da Assespro-SP e da Assespro Nacional.

A atuação do projeto inicia com as empresas brasileiras e, após a experiência, a Conetic expandirá a ação para os demais países da América Latina.

Além disso, a Associação fornecerá treinamento referente aos mercados brasileiro e espanhol às empresas de cada país.

A Assespro ainda não revelou os nomes das companhias que participarão do convênio.