As obras da nova pista do aeroporto Salgado Filho, em Poto Alegre, estão no seu quinto adiamento, ainda no aguardo de um projeto do Exército.

Entregue em janeiro de 2011, segundo o jornal Zero Hora publica nessa terça-feira, 31, o projeto da nova pista deveria ter sido entregue em março do ano passado e foi vez após vez atrasado.

O último prazo – dezembro de 2011 – está com atraso de um mês, informa o jornal.

De acordo com a matéria de Zero Hora, a elaboração do projeto de engenharia chegou a 98,6% em dezembro. Não foi informado pela Infraero, porém, o que ainda falta para finalizar os 1,4% restantes.

Procurado pelo jornal, o Exército não detalhou o andamento do trabalho.

O projeto é fundamental para abrir a licitação da empresa que construirá a pista, que será estendida em 920 metros, permitindo que aviões de passageiros de grande porte e cargueiros abarrotados pousem e decolem em Porto Alegre.

Apesar dos atrasos, a Infraero insiste que a ampliação sai até dezembro de 2013, antes da Copa.

Ipea não acredita
Estudo do Ipea, divulgado em abril do ano passado, indica que as obras no Aeroporto Internacional Salgado Filho não ficarão prontas a tempo para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o documento, serão necessários 80 meses para a conclusão – ou seja, mais de seis anos.

O estudo “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, indica que o Salgado Filho está em fase de orçamento do projeto, calculado em R$ 345,8 milhões.

O valor seria necessário para dar conta dos 9,8 milhões de passageiros que devem passar pelo terminal em 2014 – o número é 122% acima da capacidade estimada para o período (8 milhões).

Além do Salgado Filho, outros 10 terminais estão em situação crítica no Brasil.

Leia a matéria completa de Zero Hora (para assinantes) nos links relacionados abaixo.