
Foto: divulgação.
A Inteligência Artificial (IA) e IA Generativa já são determinantes para o desempenho de empresas em todo o mundo. Mais do que automatizar tarefas, a IA vem transformando a forma como decisões são tomadas, recursos são distribuídos e estratégias são executadas no ambiente corporativo. E, dentro dessa evolução, um conceito começa a se destacar como no futuro da gestão: o modelo AI-Centric.
Esse será um dos grandes assuntos do Senior Experience 2025, evento promovido pela Senior Sistemas, que acontece no dia 7 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (inscreva-se aqui). Reunindo cerca de duas mil pessoas, entre líderes empresariais e executivos de todo o país, o encontro será uma imersão em inovação, gestão e tecnologia aplicada a negócios, incluindo um pilar de conteúdo dedicado à inteligência artificial.
O Baguete Diário é media partner oficial do Senior Experience 2025, adquira seu ingresso neste link.
O que é o modelo AI-Centric?
Enquanto muitas empresas ainda estão em fase de testes com ferramentas de IA, outras já avançam rumo a um novo patamar, os sistemas de gestão nos quais a inteligência artificial não é um acessório, mas o eixo central das decisões. Esse é o conceito AI-Centric — uma abordagem em que os ERPs e plataformas de gestão são preparados para operar com IA desde a base, permitindo interações inteligentes, análises preditivas e automação de decisões.
A Senior Sistemas, uma das três maiores empresas de software de gestão do Brasil, é pioneira na adoção desse modelo no país. Desde 2015, a empresa insere elementos de IA em seus sistemas e, mais recentemente — com o desenvolvimento da IA Generativa, a companhia também foi a primeira a aplicar a tecnologia em seu ERP.
Em 2025, a Senior dobrou a aposta ao anunciar o desenvolvimento de mais de 50 agentes inteligentes especializados em áreas como Indústria, Construção, Agronegócio, Logística e Serviços. Esses agentes atuam como assistentes conversacionais, integrados aos sistemas da empresa, capazes de entender linguagem natural, acessar dados, gerar análises e tomar ações automatizadas em tempo real.
Segundo Jean Paul Vieira, diretor-executivo de Marketing e Produto da Senior, a adoção do modelo AI-Centric permite às empresas aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e elevar o potencial estratégico dos gestores.
“A inteligência artificial começa a assumir tarefas repetitivas e libera os profissionais para atividades criativas e analíticas. Esse movimento muda o papel do software de gestão, no qual ele deixa de ser apenas uma ferramenta de controle para se tornar um verdadeiro conselheiro digital dos negócios”, afirma.
IA aplicada do RH ao financeiro
No Senior Experience 2025, os participantes poderão conhecer na prática como esse novo modelo está sendo aplicado. A empresa apresentará casos reais de uso dos agentes de IA e debaterá os impactos da transformação digital em diversas frentes, da otimização de estoques à análise fiscal.
Um exemplo prático vem da Rohden, maior fabricante de portas do Brasil. A empresa, que já utilizava os sistemas HCM da Senior, passou a contar neste ano com o Agente de Lideranças, uma solução de IA aplicada à gestão de pessoas, para apoiar líderes de RH na condução de feedbacks, planos de desenvolvimento e avaliações. Com mais de 70 gestores usando a ferramenta e cerca de 380 interações mensais, a companhia reporta ganhos de até duas horas por semana, por gestor, que passaram a usar o tempo em ações mais estratégicas e menos burocráticas.
Além de apresentar os agentes da Senior, o evento contará com especialistas convidados em um pilar de conteúdo voltado à IA. Representantes de empresas como Oracle, IBM e AWS compartilham suas visões sobre o tema, no evento.
Também estão confirmadas palestras na Arena AWS de Augusto Salomon, CEO da StarMind, que falará sobre “Mindset de vendas com IA para aceleração comercial”; e Emerson Silva, CEO da Diver.ti, que abordará “IA para pessoas que não são de tecnologia: aplicação prática no negócio.”
A IA também será foco do conteúdo de William Lacerda, CEO da Wave Technologies, que mostrará como “IA + Dados” podem representar “a nova vantagem competitiva dos negócios”, na Arena Senior. Outros palestrantes e temáticas relacionadas à IA no centro da gestão dos negócios também permearão o evento.
O novo papel da IA na gestão
A proposta do Senior Experience é provocar reflexões sobre o papel da liderança no novo cenário digital e como a tecnologia pode ser uma parceira ativa na condução dos negócios.
“Estamos construindo um novo paradigma, no qual a IA se torna protagonista na tomada de decisão nas empresas. Isso exige mais do que o puro uso da tecnologia, mas uma mudança de cultura, estratégia e mentalidade das lideranças. Nosso papel como desenvolvedores
é preparar esses líderes e suas organizações para essa transição”, destaca Vieira.
Para quem busca entender o que vem pela frente no cenário empresarial brasileiro, o Senior Experience 2025 será uma oportunidade de conexão com o futuro. As inscrições estão abertas em www.seniorexperience.com.br.