Pesquisa: as reclamações do e-commerce

Pesquisa feita pelo site Reclame Aqui traçou panorama de cerca de 10 mil consumidores, de todos os estados brasileiros, que fizeram algum tipo de reclamação contra lojas virtuais.

Cerca de 38% foram vítimas de golpe, com prejuízo médio de R$ 150 a R$ 3,000. Entre os problemas apontados, 29% disseram que os produtos chegaram com atraso, 20% foram vítimas de propaganda enganosa, 9% dos produtos tinham algum defeito e 4% não conseguiram trocar a mercadoria.

24 de janeiro de 2008 - 16:58

Pesquisa feita pelo site Reclame Aqui traçou panorama de cerca de 10 mil consumidores, de todos os estados brasileiros, que fizeram algum tipo de reclamação contra lojas virtuais.

Cerca de 38% foram vítimas de golpe, com prejuízo médio de R$ 150 a R$ 3,000. Entre os problemas apontados, 29% disseram que os produtos chegaram com atraso, 20% foram vítimas de propaganda enganosa, 9% dos produtos tinham algum defeito e 4% não conseguiram trocar a mercadoria.

Sobre a solução dos problemas, 52% responderam que seu problema não foi solucionado, 22% conseguiram resolver por meio do contato com a empresa, 17% solucionaram no Reclame Aqui, 6% foram para a Justiça e 4% por meio do Procon.

Perspectivas
A pesquisa apontou, porém, que 83% dos consumidores comprariam novamente pela Internet. Quando perguntados sobre lojas virtuais que consideram mais confiáveis, o resultado foi: Americanas (18%), Submarino (16%), Saraiva (12%), Shoptime ( 9% ), Ponto Frio e Magazine Luiza ( 8% ), Extra ( 7%) e Fnac ( 6%).