
Compre agora, pague depois. Foto: divulgação.
A Decathlon, loja virtual de artigos esportivos, iniciou em outubro a modalidade pós-paga para suas compras, em que os usuários podem pagar os produtos após receber o seu pedido, sem precisar fornecer nenhum dado financeiro pela internet.
A novidade é resultado de uma parceria da varejista online com a Koin, startup que desenvolveu um sistema de pagamento pós-pago para lojas online.
Para utilizar a nova modalidade, o usuário deve selecionar Koin como opção de pagamento e finalizar a compra. Não é preciso fazer um novo cadastro, pois a Koin aproveita os dados fornecidos à loja virtual.
No primeiro acesso, o cliente receberá um limite para compras que é atribuído segundo análises internas e pode ser incrementado de acordo com o grau de relacionamento com a empresa. O pagamento à loja é feito pela Koin, que assume os riscos da cobrança ao consumidor.
Após o recebimento do produto, o pagamento é feito via boleto e à vista, mas, em breve, novas formas serão disponibilizadas, assim como pagamento com débito em conta e condições de parcelamento.
Segundo Alexandre Marafona, responsável E-supply da Decathlon Brasil, o novo sistema de pagamento é uma forma de alcançar mais clientes, principalmente aqueles que ainda não se sentem seguros nas compras online, por receio de fornecer seus dados financeiros ou não receber o produto.
"Além disso, como não é preciso fazer um novo cadastro, a compra é concluída rapidamente, o que é fundamental no e-commerce”, destaca Marafona.
Marcos Cavagnoli, CEO da Koin, ressalta que a solução pós-paga é uma nova forma de comprar online.
“Nosso modelo é semelhante a um modelo criado na Europa, onde a compra pós-paga representa 40% dos pagamentos no e-commerce. Pelo perfil dos consumidores brasileiros, acreditamos que, em breve, chegaremos a esse patamar no país”.
A Decathlon, multinacional varejista de artigos esportivos do grupo Oxylane, foi fundada em 1976. No Brasil, a Decathlon comercializa mais de quatro mil artigos esportivos de mais de 55 modalidades diferentes.
A varejista conta globalmente com mais de 739 lojas espalhadas em 30 países e 60 mil colaboradores. No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2001 e hoje possui mais de mil colaboradores e conta com 16 lojas distribuídas n estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Goiás, além da loja virtual.