Software gaúcho ajuda a criar Central de Exames no RS

A Rede Cuidare de Laboratórios acaba de selecionar o Scola, da porto-alegrense Proditec Sistemas, como seu sistema de gestão laboratorial padrão. Fundada este ano, pela parceria formada por Sedai e Universidade Federal de Santa Maria, a Cuidare reúne 17 laboratórios de análises clínicas do RS com interesses comuns, permitindo a realização de ações conjuntas.
28 de junho de 2006 - 10:30
A Rede Cuidare de Laboratórios acaba de selecionar o Scola, da porto-alegrense Proditec Sistemas, como seu sistema de gestão laboratorial padrão. Fundada este ano, pela parceria formada por Sedai e Universidade Federal de Santa Maria, a Cuidare reúne 17 laboratórios de análises clínicas do RS com interesses comuns, permitindo a realização de ações conjuntas. O novo software adotado vai auxiliar no próximo projeto da aliança: viabilizar a criação de uma central única e própria de exames.

“Pesou na decisão a capacidade do Scola de informatizar a central de exames da Rede, permitindo que a identificação por código de barra das amostras nos postos de atendimento dos 17 laboratórios seja também utilizada na futura Central de Exames”, diz Cesar Augusto Ilgenfritz, da Proditec. Segundo o executivo, o sistema elimina a necessidade de emitssão de requisições em papel, permitindo que a liberação eletrônica dos testes de pacientes alimente automaticamente o resultado liberado para o banco de dados da clínica de origem. “Isso dispensa intervenção de operador, mantendo o registro dos resultados anteriores sob completo controle de segurança, auditoria e registros para monitoramento financeiro”, complementa Ilgenfritz.