Nilo Guimarães

A Max3D, com sede em São Leopoldo e unidades em Caxias do Sul e Curitiba, acaba de firmar uma parceria com 12 universidades do Sul, focada no SolidWorks Education Edition, ferramenta de ensino do software CAD que só pode ser vendida para organizações do setor educacional.

Pela parceria, a companhia gaúcha oferece a solução às faculdades por preços reduzidos. Os valores dependem de cada contrato, obedecendo a variáveis como o número de licenças adquiridas, mas em todos os casos ficam em menos de 5% do normalmente praticado em licenças comerciais.

O grupo atual compreende as universidades gaúchas PUC-RS, Ulbra, UCS, UFSM, UniRitter, UFRGS, UPF, Unisc e Unipampa, além das paranaenses UFPR, PUC-PR e UTF-PR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Além das licenças mais baratas, os contratos envolvem também a realização de workshops, cursos e palestras pela Max3D para alunos dos cursos de Engenharia das instituições.

“O objetivo é capacitar os estudantes para que desenvolvam a habilidade de trabalhar com o SolidWorks ainda na faculdade, propiciando que cheguem ao mercado de trabalho com experiência adquirida”, destaca o diretor-geral da Max3D, Nilo Guimarães.

Segundo ele, hoje 70% dos negócios da empresa leopoldense vêm da linha SolidWorks, marca da qual a companhia é canal exclusivo Part Solutions no estado, além de distribuidor Master.

Com as novas parcerias, a meta da Max3D é fomentar sua estratégia de crescer 30% em 2010, aumentando em aproximadamente 100 novas contas a carteira hoje formada por cerca de 400 clientes ativos.

Outra estratégia de expansão da empresa está na conquista de market share, manutenção da base instalada, capacitações para engenharias e consultoria especializada, além de investimentos em novas contratações para as áreas financeiras, comercial e de marketing.

A equipe, que hoje soma 45 colaboradores, passou a contar, no início deste ano, com um gerente Comercial e quatro consultores para Paraná e Santa Catarina – estados que hoje correspondem a 30% da receita total da Max3D, com previsão de chegar a 50% do faturamento bruto até o final do ano.

A solução
Lançada este ano, a versão 2010-2011 do SolidWorks Education Edition é integrada ao SolidWorks Sustaintability e foca o desenvolvimento sustentável de projetos, analisando o impacto de cada peça sobre recursos como ar, água, consumo de energia e emissão de carbono, entre outros.

“Os estudantes de engenharia ficam entusiasmados com o desafio de inovar produtos e processos que minimizem a degradação ambiental”, afirma Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil. “O novo software facilita as decisões dos futuros engenheiros e projetistas sobre a quantificação do impacto potencial de montagens de CAD”, destaca ele.

Siqueira acrescenta que, com a ferramenta, é possível quantificar tudo – do fornecimento da matéria-prima até a fabricação, utilização e descarte dos resíduos de cada projeto.

A solução também inclui uma ferramenta para seleção de material que realiza, em tempo real, uma comparação entre a montagem e um projeto de referência. Além disso, gera relatórios personalizados das análises de sustentabilidade, ajudando a tomar decisões de engenharia que podem ser compreendidas por pessoas que não são da área técnica.

O SolidWorks Education Edition 2010-2011 também inclui todos os aperfeiçoamentos da nova versão do SolidWorks 2010, incluindo o SolidWorks Simulation Premium, conjunto de ferramentas para simulação que inclui respostas não lineares e materiais compostos.

Além disso, o software educativo inclui teste de avaliação gratuito e, caso a pessoa seja aprovada, certificação de Associado Certificado SolidWork (CSWA).

Manual do Instrutor de Ensino do Software SolidWork, com apresentações em PowerPoint, avaliações e dicas; além de tutoriais sobre projeto, modelagem, STEM (da sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e simulação também fazem parte do material.

A fabricante
A Dassault Systèmes SolidWorks é especializada em softwares CAD 3D. No Brasil, a companhia atua desde 1998 e conta com 14 revendas, atendendo a mais de 4 mil clientes como Gerdau, Marcopolo, Weg, Amanco, Bosch e Petrobras.
A sede da companhia para a América Latina fica em São Paulo.