Começou a operar na Unidade de Inovação Tecnológica da Unisinos (Unitec) a SBPA Simulators, anunciada como a primeira empresa brasileira a oferecer simuladores avançados para treinamento aeronáutico de aviação geral.

A companhia oferece simuladores Advanced training device (ADT) para treinamento aeronáutico de aviação geral, jatos e helicópteros, além de software que simula o controle de tráfego virtual.

Com fabricação própria de parte dos componentes, os sócios Luciano Zoppo e Carlos Adriano Souza terão condições de oferecer equipamentos mais baratos do que os concorrentes importados no mercado.

Além disso, a empresa tem como diferencial o suporte acessível e a customização das soluções. "Existe um déficit de equipamentos de qualidade e mais modernos. Os novos podem melhorar muito o treinamento de pilotos", salienta Zoppo.

Funcionário da uma faculdade de ciências aeronáuticas, Zoppo especializou-se na manutenção dos simuladores, sendo chamado a prestar serviços para companhias aéreas e outras escolas no país, como a TAM e a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. “Eles solicitavam soluções mais customizadas”, revela o empresário.  

Em breve, a empresa também fará simuladores para entretenimento, com foco maior na questão visual, para praças e shoppings.