Tamanho da fonte: -A+A

A Contax, empresa do Rio de Janeiro especializada em BPO, acaba de comprar a Ability, focada em trade marketing e atendimento do consumidor em ponto de venda.

O valor da operação será de até R$ 82,47 milhões, com pagamento a ser efetuado num prazo mínimo de três anos e atrelado à performance da companhia.

No mercado há 12 anos, a Ability atende a clientes como Adidas, HP, Itaú e Nokia, tendo fechado 2009 com faturamento de R$ 104 milhões, com R$ 10 milhões de Ebitda e operações em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Recife e Campinas.

 
Pelo contrato firmado entre as duas empresas, a Contax passa a ter 100% do capital da Ability. A empresa adquirida soma à equipe da Contax cerca de 2,7 mil colaboradores.

"Com a compra, agregamos expertise em soluções de marketing aplicadas aos canais de vendas e relacionamento com clientes", afirma James Meaney, presidente da Contax. "Não há nenhum outro caso de empresa no Brasil ou no mundo que esteja realizando esse tipo de consolidação no setor de relacionamento com o consumidor", complementa.
 
A aquisição faz parte da estratégia da Contax iniciada em 2005, quando a empresa reestruturou suas operações por unidades de negócios, especializadas em Atendimento, Televendas e Cobrança. Mais recentemente, em abril de 2009, a companhia criou, a partir de sua área de TI, a Todo!, um centro de integração e operação de soluções de tecnologia, com foco em CRM.
 
O comando da Ability não muda: a fundadora Tania Martins segue como presidente da empresa. "A única alteração é que agora a companhia terá um sobrenome - Ability Contax", destaca Meaney.
 
A Contax atende hoje a 71 clientes corporativos, entre os quais estão bancos, empresas do setor de telecomunicações, de TV por assinatura, de processamento de cartões de crédito e distribuidoras de energia elétrica. Já o time da empresa é formado por 81,4 mil funcionários em 32 unidades, localizadas em sete estados do Brasil e no Distrito Federal.