Relatório da Linux Foundation indica que o setor de telecomunicações sem fio tem crescido em contribuição para o universo Linux.
O estudo mostra que enquanto o papel das tradicionais desenvolvedoras do sistema, como Red Hat, Novell e IBM, está se moderando ligeiramente, companhias que têm foco no Linux para aparelhos móveis vêm se tornando cada vez mais importantes no desenvolvimento da plataforma.
Com o sucesso do Google Android, aponta a agência Reuters, que tem por base o Linux, este sistema operacional se tornou força importante no mercado de software para celulares inteligentes, relata a organização.
O Google pretende reproduzir no setor de Internet móvel, que se desenvolve rapidamente, o seu sucesso nas buscas de Internet para computadores
No começo do ano, Intel e Nokia, a maior fabricante mundial de celulares em volume, fundiram suas versões do Linux e criaram o MeeGo, que chegou aos consumidores por meio de um pequeno fabricante de computadores tablet, até agora.
Um lançamento maior, pela própria Nokia, é aguardado para o ano que vem.
A Intel ultrapassou a Novell e a IBM e se tornou a segunda maior contribuinte para o Linux, enquanto a Nokia subiu ao quinto posto.
Mais 70% das contribuições são de assalariados
O relatório indica que mais de 70% das contribuições vêm de programadores que estão sendo pagos por seu trabalho no desenvolvimento do Linux por empresas que esperam se beneficiar dos avanços que esse trabalho permitirá na plataforma.
Os fornecedores de software Linux ganham dinheiro ao vender melhoras e assistência técnica, e o Linux concorre diretamente com a Microsoft, que cobra pelo Windows e se opõe ao compartilhamento livre dos códigos de seus programas.
Linux: cresce contribuição de telecom
Relatório da Linux Foundation indica que o setor de telecomunicações sem fio tem crescido em contribuição para o universo Linux.
O estudo mostra que enquanto o papel das tradicionais desenvolvedoras do sistema, como Red Hat, Novell e IBM, está se moderando ligeiramente, companhias que têm foco no Linux para aparelhos móveis vêm se tornando cada vez mais importantes no desenvolvimento da plataforma.
Veja também
Ferramenta da Intel converterá apps de iPhone
Uma ferramenta para facilitar a conversão de aplicativos de iPhone para outros aparelhos com chips da Intel está sendo desenvolvida pela fabricante de componentes.
A intenção da Intel é atrair desenvolvedores, que atualmente tendem a escrever apps para a arquitetura ARM, mais presente em smartphones e tablets.
Smartphones Linux: 33% do mercado até 2015
Liderados pelo sucesso do Google Android, smartphones com sistema operacional baseados em Linux irão dominar 33% do mercado global do setor até 2015, de acordo com estudo da consultoria ABI Research.
Com mais de 60 mil vendas de aparelhos por dia, o Android já tomou distância das outras plataformas móveis baseadas em Linux, sendo que grande parte do interesse das fabricantes e operadoras pode ser atribuído à sua flexibilidade, segundo informações da IDG Now!.
Fabricantes de chips criam grupo de Linux
Um grupo de fabricantes de chips - que inclui a IBM, Samsung e Texas Instruments - apresentou na quinta-feira, 03, o Linaro, fundação de engenharia de software dedicada a melhorar as distribuições de plataformas Linux, incluindo o Android, MeeGo e o Ubuntu.
A expectativa é que o grupo aproveite o sucesso que o Linux tem em grandes softwares corporativos e leve-o para as TVs, tablets, smartphones e netbooks, mercado que é dominado por sistemas operacionais como Windows, Symbian, Blackberry e iPhone Os.
Fundação Symbian encerra atividades dia 17
Dia 17 de dezembro será o último dia de atuação do site oficial da Fundação Symbian, o que representará o fim da distribuição do código do sistema operacional móvel pela página.
O fechamento do endereço está ligado ao comunicado do dia 8 de novembro emitido pela fundação, informando que a Nokia assumiria todo o controle sobre o desenvolvimento da plataforma, transformando a fundação num órgão de licenciamento.
LG: 1º celular com Android 2.2 no Brasil
A LG colocou a venda em São Paulo nesta sexta-feira, 12, Optimus One, o primeiro celular com Android 2.2, conhecido como Froyo, para o consumidor final no Brasil. A partir da semana que vem poderá ser encontrado em todo o país.
Com produção local, na planta de Taubaté, o LG Optimus One (P500) tem tela de 3,2 polegadas capacitiva, conexões Wi-Fi e 3G.
Android tomará espaço do iPad em 2011
Pesquisa realizada pela IMS aponta que os tablets com o sistema operacional Android devem roubar fatia de mercado do iPad em 2011.
Na avaliação da IMS, o Android terá 15,2% do mercado em 2011, aumentando para 28,4% em 2015.
Dados da Gartner indicam que a Apple domina 95% do mercado de tablets.
Google: Chrome OS só no ano que vem
Aguardado desde o seu anúncio, no ano passado, o sistema operacional do Google está, oficialmente, atrasado.
A previsão de chegada até o final de 2010 foi prorrogada pelo CEO da empresa, Eric Schmidt, que esticou o prazo da chegada do Chrome OS para daqui a "poucos meses".
Segundo o executivo, o Chrome OS estará disponível para tablets e netbooks, com foco especial para os laptops ultraportáteis.
Gartner: Android ultrapassa iOS no 3T10
O Android já ultrapassou o iOS, plataforma do iPhone, na participação mundial do mercado de semartphones, segundo dados da Gartner para o 3T10.
No relatório, divulgado nesta quarta-feira, 10, o sistema operacional móvel do Google aparece com 25,5% de mercado.
Há um ano, destaca a consultoria, o Android tinha 3,5%.
Symbian segue na liderança com 36,6% de mercado. Apesar da vantagem, o sistema teve uma queda de oito pontos percentuais na comparação anual.